Spotify acusa Apple de conduta anticompetitiva por recusar nova versão de seu app para iPhones

1

O serviço de streaming de músicas Spotify acusou a Apple, nesta sexta-feira, 1°, de conduta anticompetitiva por não aprovar uma versão atualizada de seu aplicativo para iPhones. A empresa diz que a fabricante rejeitou a nova versão do app por não quer concorrência para o Apple Music.

As duas empresas têm travado uma intensa disputa por usuários dos serviços de transmissões de música desde que o Apple Music foi lançado em mais de 100 países no ano passado.

Em uma carta enviada esta semana ao principal advogado da Apple, o Spotify diz que a Apple está "causando graves prejuízos para a empresa e seus clientes" ao rejeitar o seu aplicativo para iOS. E acusa: "A Apple usa o processo de aprovação de apps em sua loja de aplicativos App Store como uma arma". O Spotify diz ainda que a Apple está tornando mais difícil para as empresas que dependem dessa loja de aplicativos como uma importante fonte de distribuição por temer a concorrência.

A carta diz que a Apple rejeitou a nova versão do aplicativo citando "regras do modelo de negócios" e exigindo que o Spotify use o sistema de faturamento da empresa para adquirir novos clientes e vender assinaturas.

A carta enviada pelo Spotify sugere que o serviço de música pretende usar o impasse como munição na luta contra a forma como as regras da Apple regem os serviços de assinatura que usam a App Store. "Este último episódio levanta sérias preocupações sobre o direito da concorrência, tanto nos EUA quanto na União Europeia", escreveu o advogado Horacio Gutierrez, do Spotify. "Isso continua sendo um padrão preocupante de conduta da Apple para excluir e reduzir a concorrência do Spotify no iOS e como um rival do Apple Music."

O Spotify distribuiu cópias da carta para alguns parlamentares do Congresso em Washington, D.C. A senadora Elizabeth Warren criticou a Apple, Amazon e Google pelo que ela chamou de práticas anticoncorrenciais. Ela disse que "a Apple tem usado por muito tempo seu controle sobre o iOS para barrar a concorrência de serviços de música", segundo o site Recode.

O Spotify lidera a corrida dos serviços de música por assinatura. Em março, a empresa informou que tinha 30 milhões de assinantes pagantes, enquanto neste mês a Apple disse que tem 15 milhões de assinantes pagos no Apple Music.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.