Videocolaboração chega à PMEs como opção para aumento de produtividade

0

As transformações geradas pela inovação tecnológica afetam diretamente as estratégias de negócios das empresas, facilitando e agilizando processos que se traduzem em benefícios de custos e produtividade. Uma prova disso é a velocidade com que as PMEs, antes conhecidamente resistentes à adoção de novas tecnologias, passaram a utilizá-las cada vez mais como aliadas dos seus negócios.

Em momentos de maior dificuldade econômica devido à atual retração, fica evidente a corrida para soluções que contribuam de forma inquestionável para o crescimento econômico das empresas, além de reduzir custos. O modelo de videoconferência em nuvem é um grande exemplo disso.

De acordo com a pesquisa Global View: Business Video Conferencing Usage and Trends, realizada com mais de 1.200 tomadores de decisões, conduzida pela Redshift Research, cerca de 96% das empresas acreditam que a videoconferência é a maneira ideal para vencer as barreiras da distância e melhorar a produtividade entre equipes em diferentes cidades e países. Eles indicam a comunicação por vídeo como uma ferramenta essencial para a realização de negócios.

Para os pequenos negócios não é diferente. Ao contrário do que muitos ainda pensam, a videoconferência já ultrapassou as barreiras das salas físicas, super tecnológicas, e hoje podem ser feitas de qualquer lugar, de qualquer dispositivo com acesso à internet. E assim como muitas PMEs voltaram os olhos para soluções de compartilhamento de arquivos, softwares e tantas outras tecnologias que vem das nuvens, a videoconferência segue a mesma tendência.

São três pilares básicos, comuns a qualquer negócio e que passam a fazer os olhos dos pequenos empresários brilharem:

1) Simplicidade

Expandir seus negócios pode parecer um desafio assustador para muitas PMEs. Gestão de equipes, manutenção do padrão corporativo e gastos com transportes – todos estes fatores podem ser cruciais na hora de pensar em crescer. Porém com as tecnologias de videoconferência em nuvem, além de aproximar as equipes, é possível estar frente a frente, sem necessariamente estar presente. De qualquer lugar, a qualquer momento, de forma simples, rápida e segura.

2) Qualidade

Com o avanço das telecomunicações e a simplificação da oferta de vídeo, a preocupação com a qualidade da imagem passa a dar lugar a reuniões produtivas, rápidas e efetivas.

3) Preço

No passado, os investimentos em tecnologia muitas vezes significavam um comprometimento no orçamento geral das empresas. Para PMEs, era uma conta simples: ou invisto em tecnologia, ou em pessoas, ou em processos ou em maquinário. Hoje esta realidade mudou e estas empresas podem fazer uso dos recursos que já possuem (internet, notebooks, smartphones) para expandir os seus negócios.

A partir do momento em que é possível popularizar o uso de videoconferências por meio de dispositivos móveis, como notebooks, tablets e smartphones a empresa oxigena seus grupos de trabalho e amplia o ganho. O grande cerne de tudo é a simplicidade de como chegar em um grupo maior de pessoas e expandir os negócios. Vale citar que o encontro por vídeo pode desempenhar um grande papel na conquista da confiança e na formação de uma sólida relação pessoal ao se realizar negócios no Brasil, onde, é importante lembrar, que as relações pessoais são de extrema importância.

Renato Batista, presidente da NetGlobe.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.