Visual Analytics e Business Intelligence: as pessoas no centro das decisões

0

Vivemos em uma sociedade inundada de informações. Nunca tivemos à disposição tantos dados quanto hoje, nem tantas oportunidades de mercado, muito menos as empresas tiveram tanta necessidade de performance. O progresso tecnológico e de digitalização da informação mostram que a era do Big Data chegou para ficar.

Aqueles que tomam decisões tiveram que aprender a gerenciar, aceitar e compreender este imenso volume de dados com o objetivo de aplicar essa inteligência em prol do crescimento do negócio. De certa forma, as possibilidades de acesso à informação são tão grandes que muitos de nós, mesmo sem termos notado, nos tornamos analistas de dados.

A diferença está no modo como as organizações usam esses dados. Algumas sabem que eles são extremamente valiosos e que é possível fazer muitas associações entre os números, a fim de garantir conhecimento e clareza no momento de decisão.

À medida em que as necessidades de consumo de informações têm crescido, os desenvolvedores de software têm evoluído sua tecnologia analítica e as empresas devem acompanhar essa tendência com a mesma agilidade. Essa indústria tem grandes companhias de soluções com produtos pequenos e flexíveis – o que tem definido o futuro da abordagem de plataformas de Business Intelligence.

Ao contrário do que os líderes das companhias acreditam, as melhores decisões são tomadas quando o foco está nas pessoas e não apenas nos dados em si. Afinal, não somos máquinas tomadoras de decisões, somos seres humanos e precisamos ter a capacidade de saber qual escolha é a melhor.

Dentro desse contexto, o futuro da indústria passa pelo fornecimento de uma plataforma de análise visual fácil e intuitiva, que traga à tona o melhor das pessoas que a utilizam. Afinal, no fim das contas, os dados são apenas uma fonte.

A origem de qualquer cenário de crescimento são as pessoas, de modo que quanto mais elas tomam decisões baseadas em informações, mais a inteligência da companhia é enriquecida. E é neste ponto que, para expandir as oportunidades impulsionadas por esses dados, as empresas têm de treinar todo mundo – colaboradores e parceiros externos. Quando isso acontece, elas se tornam mais ágeis, orientadas a dados e podem descobrir e explorar novas possibilidades.

Este tipo de abordagem permite uma inovação revolucionária no mercado: plataformas de BI fáceis de usar e de rápida implementação. Já existem modelos associativos que também permitem que qualquer usuário analise e explore seus dados de forma ágil e simples.

Os clientes querem mais do que apenas um produto que se adapte às suas necessidades. Eles apreciam as pessoas que trabalham para ajudá-los a ter sucesso, porque uma empresa é mais do que seu produto. É importante manter os funcionários satisfeitos para que eles atendam bem os consumidores e gerem resultados financeiros satisfatórios. As companhias devem construir o valor de uma marca inovadora e relevante em um mercado altamente competitivo.

Lars Björk, CEO da Qlik.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.