Líderes latino-americanos dizem que transformação digital é estratégica para o setor de energia na região

0

A América Latina tem potencial para ser um mercado líder em geração de energia renovável. Líderes influentes do setor participaram do fórum regional "Latin America Energy Week 2021" e destacaram a urgência de encontrar novos modelos de negócios, mercados competitivos e alianças público-privadas para otimizar custos. Os palestrantes pontuaram a necessidade de os governos ajustarem seu arcabouço regulatório e desenvolverem planos de longo prazo que permitam a transição para as energias limpas na América Latina, um mercado que tem potencial para se tornar um polo de energia renovável.

Segundo os especialistas que estavam nos painéis, a América Latina precisa interligar as redes de transmissão entre seus países para fazer uso eficiente das energias renováveis e investir em tecnologias de digitalização para garantir a resiliência e estabilidade dessas redes. Eles também esperam que a transição para as energias renováveis funcione como um motor de reativação econômica e social pós-Covid na região. Uma das mensagens destacadas foi que o planejamento será vital e deve se concentrar em melhorar as metas de eficiência energética na produção e no consumo, reduzindo as emissões de carbono, atendendo à demanda, estabelecendo taxas acessíveis e facilitando o investimento em energias renováveis.

Os participantes observaram também que a região tem potencial para ser um grande exportador hidrogênio verde, mas precisa adaptar os modelos de financiamento e trabalhar dentro de uma estrutura regulatória adequada. Da mesma forma, a cooperação entre os setores será essencial para alcançar soluções inovadoras que catalisam a transformação energética.

Para Tim Holt, membro do Conselho de Administração da Siemens Energy AG, alguns setores exigem descarbonização iminente e, para isso, é necessário fazer uma transição adequada dos combustíveis fósseis para as energias limpas. "Devemos transformar a indústria de energia na América Latina e no Caribe com a integração de tecnologias que aceleram as mudanças fundamentais nos sistemas elétricos da região, focando os investimentos em pesquisa e desenvolvimento para fornecer energia sustentável a indústrias, governos e populações", afirmou o executivo

Outro ponto prioritário foi a necessidade de digitalização da rede e, consequentemente, investimento em segurança cibernética para garantir respostas rápidas aos ataques digitais. Além disso, foi pontuado que os governos devem trabalhar em políticas e incentivos para que as indústrias façam esforços mais significativos para a descarbonização. No que diz respeito aos temas de inovação, os palestrantes concordaram que a inclusão e a diversidade nas empresas e na sociedade são fatores críticos de sucesso para alcançar maior produtividade e um futuro mais sustentável.

Ao longo do evento online, realizado de 22 a 24 de junho, 12.400 pessoas participaram de nove painéis destinados a abordar os grandes desafios que a América Latina enfrenta na jornada rumo à descarbonização. No fórum, 49 líderes se reuniram para discutir os obstáculos da América Latina e moldar o futuro do setor de energia. Foram abordadas questões fundamentais, como a resposta ao enorme crescimento da demanda de energia de forma acessível, confiável e descarbonizada, levando em consideração temas importantes, como o financiamento e o desenvolvimento de uma indústria diversificada e inclusiva.

O evento foi promovido em colaboração com instituições parceiras, como as Câmaras Alemãs de Comércio no Exterior (AHK); IDB Invest (membro do Grupo do Banco Interamericano de Desenvolvimento); a Agência Alemã de Energia (DENA); o Comitê de Negócios Alemães da América Latina (LADW); o Conselho Mundial de Energia da Argentina, Chile, Colômbia e México (WEC), Associação para a América Latina na Alemanha (LAV) e a Siemens Gamesa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.