Mitsubishi Corporation, NTT DATA e everis iniciam cooperação para utilização global de RPA

0

A Mitsubishi Corporation (MC), a NTT DATA e a everis Brasil anunciam o início de uma parceria para incentivar o uso global da Automação de Processos Robóticos (RPA, sigla em inglês). As três empresas começaram a colaborar para transformação digital (DX) na América Central e América do Sul em maio de 2020. Futuramente, elas pretendem promover em conjunto DX globalmente para o Grupo MC comercializando a solução WinActor RPA.

Em princípio, para a carteira de clientes da Mitsubishi e da NTT DATA e, posteriormente, para todo o mercado mundial. Com este intuito, a NTT DATA planeja, até o final de 2024, distribuir 5.000 licenças a empresas e instituições governamentais fora do Japão, acelerando este projeto de colaboração.

Em dezembro de 2019, a Mitsubishi Corporation e a NTT Corporation anunciaram uma parceria de negócios destinada à transformação digital da indústria. Desde esse anúncio, as duas companhias investiram conjuntamente na HERE Technologies, um fornecedor de serviços sediado em Amsterdã, Holanda, e criaram uma joint venture – a Industry One, Inc. – para atender a indústria de distribuição de alimentos, setor no qual a MC atua fortemente e detém amplo conhecimento.

Durante estes dois anos, as empresas desenvolveram uma estrutura adequada para incrementar a transformação digital a partir dos locais de negócios da MC, utilizando as tecnologias digitais da NTT DATA. Recentemente, com o uso conjunto da plataforma de tecnologia blockchain TradeWaltz para realização de processos comerciais, as três parceiras começaram a trabalhar em uma solução de automação de processos robóticos: a WinActor® (RPA), que foi desenvolvida pela NTT e atualmente é utilizada pelas empresas Mitsubishi Shokuhin e Metal One Corporation, do Grupo MC.

Início da colaboração na área de DX na América Central e América do Sul

Em outubro de 2020, a Metal One Brasil Metal, junto com a everis Brasil, tornou-se a primeira empresa do Grupo MC a lançar o WinActor na América Central e na América do Sul. Três meses depois, a Mitsubishi Brasil realizou um concurso de robôs para promover a melhoria em operações de negócios, por meio de uma disputa de desempenho entre os projetos robóticos inscritos.

Atualmente, os robôs são utilizados em uma ampla gama de atividades, como elaboração de relatórios sobre condições econômicas e de mercado, análises contábeis e assuntos jurídicos. Sua adoção visa contribuir para que a força de trabalho se concentre em tarefas mais estratégicas e ganhe maior eficiência e precisão na realização dos processos empresariais. Isto é possível por meio da contínua revisão e aperfeiçoamento de métodos e processos de negócios seja para companhias individuais ou grupos de empresas.

Recentemente (março/2021), a MC Brasil e a everis Brasil fecharam um contrato estruturado para incentivar a implementação de DX em diversas áreas de negócios. Como resultado, apenas dois meses depois, assinaram outro acordo de cooperação que inclui o lançamento do WinActor nas Américas Central e do Sul.

Com a assinatura destes contratos, a MC e a NTT DATA Group pretendem distribuir a solução em dez países da América Central e América do Sul, incluindo Brasil, Chile e Colômbia. Além disso, querem integrar o conhecimento industrial da MC com o digital da NTT DATA para atuar juntas em projetos de transformação digital nestas regiões, com foco em uma variedade de setores industriais, entre eles: infraestrutura de telecomunicações e soluções industriais.

"O grupo Metal One no Japão foi o primeiro a adotar a ferramenta RPA de fabricação japonesa para seus processos operacionais em 2017. Atualmente, 123 processos para o WinActor são utilizados diariamente. Há muitos fabricantes japoneses operando na América Central e América do Sul, e nós apresentamos o WinActor® na Metal One Brasil e começamos a usá-lo rapidamente", declarou Masaki Kato, presidente da Metal One Brasil, que está desenvolvendo projetos com WinActor na América Central e na América do Sul. Segundo ele, o objetivo é fortalecer os serviços de informação da companhia e, em breve, estimular seus clientes a adotarem RPA e trabalharem com o Grupo NTT DATA, dando suporte aos fabricantes japoneses na região.

Para Shuhei Watanabe, ex-diretor financeiro da MC Brasil, que realizou o concurso de robôs e está promovendo a aliança empresarial DX nas duas regiões, foi possível constatar no concurso de robôs um claro benefício em termos de melhorias operacionais e sua utilização para os negócios. "Fomos capazes de treinar colaboradores com habilidades de TI e o fato de termos realizado a ponte para garantir uma futura expansão na área industrial DX para a região é altamente significativo. Além disso, a MC e a NTT têm culturas corporativas similares, o que proporciona diversas vantagens e benefícios", afirmou. Ele ressaltou ainda que ao combinar suas expertises, MC e NTT DATA podem trabalhar em total sintonia em uma ampla gama de áreas para DX industriais, incluindo a prestação de serviços à HERE Technologies e colaboração junto aos setores de infraestrutura de telecomunicações.

Início de uma aliança empresarial para utilização global de RPA

Paralelamente com o lançamento de RPA no Grupo MC, as parceiras de negócios pretendem oferecer o WinActor aos clientes mundiais da MC a fim de intensificar a oferta de soluções digitais e de suporte à digitalização para diversos setores, além de oferecer soluções para problemas sociais.

A NTT DATA fornece suporte para automação na matriz da MC e 67 empresas do grupo, principalmente para escritórios no exterior da região Ásia-Pacífico desde 2017. Daqui para frente, o WinActor e a assistência técnica ao Grupo MC serão tratadas diretamente com as empresas do Grupo NTT DATA, entre elas a everis Brasil. Isto porque a NTT DATA tem uma estrutura de vendas para WinActor e centros de suporte globais em 76 países.

RPA – ROBOTIC SUMMIT 2021

A 4a edição do RPA – Robotic Summit acontecec dias 28 e 29 de julho. Veja a grade e informações em https://roboticsummit.com.br/

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.