Samsung divulga Relatório de Sustentabilidade de 2021

0

A Samsung Electronics lançou a edição de 2021 de seu Relatório de Sustentabilidade. Cobrindo os esforços de sustentabilidade corporativa em 2020, o relatório inclui destaques em cada uma das seguintes áreas: independência e transparência do Conselho de Diretoria; compliance mais forte e gerenciamento ético; governança de sustentabilidade; sustentabilidade na era pandêmica; conquistas de sustentabilidade por unidade de negócios. As atividades detalhadas são apresentadas sob os cinco pilares de sustentabilidade: Meio Ambiente, Nossos Funcionários, Empoderamento das Comunidades, Responsabilidade Digital e Cadeia de Suprimentos Sustentável.

No relatório deste ano, a empresa destaca novas vozes de executivos internos e externos, como funcionários da geração MZ e ONGs, além da mensagem do Presidente do Conselho e da alta administração sobre seu compromisso inabalável com a sustentabilidade corporativa.

Após a separação do Presidente e do CEO em seu Conselho de Diretoria em 2018, a Samsung Electronics nomeou seu primeiro diretor independente como Presidente do Conselho em 2020.

Para maior conformidade e gestão ética, a empresa elevou sua equipe de Compliance para se reportar diretamente ao CEO e garantir a independência e autoridade do Diretor de Compliance. A empresa também expandiu uma ouvidoria na qual é permitido receber denúncias anônimas externas de uma violação legal. O Comitê de Compliance da Samsung, uma entidade independente separada da Samsung Electronics, também foi estabelecido para monitorar estritamente os riscos.

A governança de sustentabilidade também foi aprimorada. Em 2020, o Conselho de Sustentabilidade passou a ser liderado pelo Líder de Gestão Corporativa. Além disso, o Centro de Sustentabilidade Corporativa responsável pelas estratégias de sustentabilidade e engajamento dos executivos foi promovido como uma organização direta sob o CEO. Além disso, foram recentemente criadas Áreas de Gestão de Sustentabilidade nas unidades de negócios para fortalecer a execução das estratégias de sustentabilidade. Desde 2021, os indicadores de sustentabilidade foram agregados à avaliação de desempenho e remuneração dos executivos, incentivando-os a considerar a gestão da sustentabilidade em todas as áreas do negócio.

Em 2020, a Samsung Electronics fez vários esforços para garantir a segurança de seus funcionários, parceiros de negócios e comunidades locais durante a pandemia da COVID-19. A empresa operou clínicas de triagem internas em Hwaseong, Suwon e Gumi, na Coreia, e forneceu produtos de higiene pessoal para seus funcionários. A Samsung também forneceu fundos de estabilização de negócios e despesas de logística, entre outros, a seus parceiros de negócios que enfrentavam desafios econômicos. Além disso, a empresa doou dispositivos Galaxy Tab para a ACNUR, a Agência de Refugiados da ONU para jovens em campos de refugiados no Quênia, onde o ambiente educacional piorou devido à COVID-19.

O relatório também apresentou o desempenho de sustentabilidade por unidade de negócios, incluindo Eco-Package (embalagem ecológica) da divisão de Consumer Electronics (CE) e controle remoto de célula solar; o Galaxy Upcycling da divisão de Information Technology & Mobile Communications (IM) e a Campanha Global Goals da Samsung; e os avanços da divisão de Soluções de Dispositivos (DS) na redução do consumo de energia dos dispositivos, bem como nas atividades destinadas a reduzir as emissões de carbono dos processos de fabricação.

O desempenho relacionado ao meio ambiente também pode ser encontrado no relatório. Em 2018, a Samsung se comprometeu a fornecer energia renovável para 100% de todos os locais de trabalho nos EUA, China e Europa até 2020. Com planos de ação implementados sob medida para cada região, a empresa atingiu sua meta de energia renovável para esses locais de trabalho em 2020.

A empresa também alterou suas políticas de trabalho e direitos humanos em 2020. Ela fortaleceu sua Política de Proibição do Trabalho Infantil e Política de Trabalhadores Migrantes. No Código de Conduta Global, a Samsung também garantiu o direito à liberdade de associação. O relatório também destaca como a empresa se esforçou para fortalecer a gestão da cadeia de suprimentos e melhorar o ambiente de trabalho dos fornecedores.

Para a diversidade e inclusão, a Samsung estabeleceu sua visão intitulada " Be Yourself, We Build a Better Tomorrow" ("Seja você mesmo, nós construímos um amanhã melhor", em inglês) e continuou a liderar as iniciativas por meio de ações conjuntas com seus funcionários globais.

Com sua visão global da área de Cidadania Corporativa "Together for Tomorrow! Enabling People", a Samsung continuará exercendo atividades de contribuição social com enfoque na educação e crescimento dos jovens para o seu desenvolvimento sustentável. Conforme descrito no relatório, a Samsung lançou programas de apoio educacional globalmente para desenvolver as futuras capacidades tecnológicas dos jovens. Além disso, a empresa lançou o programa C-lab Outside na Coreia, projetado para fomentar o ecossistema de startups.

A Samsung publica o Relatório de Sustentabilidade anualmente desde 2008. O Relatório de Sustentabilidade 2021 foi elaborado no formato paisagem para melhor nitidez e inclui funções interativas aprimoradas que são otimizadas para visualização em dispositivos digitais.

O texto completo do Relatório de Sustentabilidade da Samsung Electronics de 2021 pode ser baixado aqui.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.