Como a Inteligência Artificial pode ajudar a minimizar os erros na hora da contratação

0

A qualidade do capital humano é um dos fatores que mais influenciam os resultados das empresas. Por isso, recrutar e contratar colaboradores com o perfil correto é, talvez, a função mais importante de qualquer área de Recursos Humanos. 

No entanto, pesquisa recente mostra que, mesmo com toda a maturidade adquirida por esses departamentos e seus profissionais nos últimos anos, as corporações continuam errando muito nas seleções. E alta rotatividade, não é novidade para ninguém, significa impacto direto no resultado. 

De acordo com pesquisa realizada em fevereiro de 2022, pela empresa de recrutamento Robert Half, 41% das lideranças assumem ter feito alguma contratação equivocada no último ano. A sondagem ouviu 300 executivos brasileiros do chamado "C-Level". 

O uso de tecnologia da informação dentro do RH é algo necessário e os gestores sabem disso. Ainda assim, ao fazer uma análise do resultado, a impressão que fica é que algumas destas ferramentas, como aquelas que usam dados e inteligência artificial para contratação, retenção e gestão de carreiras de profissionais, ainda não foram adotadas ou estão sendo utilizadas de forma incorreta. 

Os processos de seleção de talentos não orientados a dados resultam apenas em colaboradores que atendem ou superam as expectativas do respectivo gestor na metade do tempo. Estes dificilmente são os resultados que a maioria das empresas está procurando. 

A Inteligência Artificial é a ferramenta ideal para minimizar esses erros. Na etapa dos processos seletivos, o uso da tecnologia proporciona maior produtividade ao permitir uma busca mais assertiva, além de maior agilidade na contratação e também um aumento significativo na capacidade de exploração de características de uma pessoa candidata, proporcionando assim, uma visão e entendimento mais amplo sobre ela. 

Mais do que isso, empresas que usam esta tecnologia em todo o seu processo de gestão de pessoas conseguem, ao longo do tempo, identificar características que um profissional tem que ter para ser bem-sucedido em determinada posição, e a identificar candidatos que se encaixem nesses critérios (que não precisam ser necessariamente técnicos – podem ser humanos, como capacidades de persuasão e construção de relacionamentos). 

Além de minimizar erros, a automatização das primeiras etapas de recrutamento, pode gerar ganhos de eficiência em torno de 20% a 30% das atividades diárias da equipe de recrutamento e seleção. Ou seja, mais produtividade, agilidade e redução de custos para as empresas, que podem direcionar seus profissionais para funções mais estratégicas. 

Não se trata apenas de aprimorar e agilizar o sistema de contratação, mas também gerar ganhos ?nanceiros capazes de impactar toda a operação de uma empresa, independentemente de seu porte. É certo que, quanto mais adequado for o per?l do pro?ssional à vaga que ocupa, mais e?caz será o resultado do trabalho que desempenha. 

 Tiago Machado, CEO da Rocketmat. 

IA FORUM

A TI INSIDE realiza dias 26 e 27 de julho, a 1a edição do IA Forum, no modelo 100% digital. Veja a grade e faça sua inscrição gratuita no site do evento.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.