Prodeb estrutura framework baseado na arquitetura MDA

0

A Companhia de Processamento de Dados do Estado da Bahia (Prodeb) acaba de estruturar um framework baseado na arquitetura de processos MDA (Model Driven Architeture) para o desenvolvimento de sistemas. O framework foi configurado para gerar códigos em linguagem Java e sua estrutura básica é formada pela ferramenta AndroMDA, que traduz os modelos para o código padrão; pelo Sigai, sistema de gestão de acesso integrado de usuários, desenvolvido pela própria Prodeb e que tem como objetivo autenticar o login do usuário; e pela ferramenta de versionamento SVN (Subversion Version Control System).

Segundo a diretora de sistemas e serviços da Prodeb, Raimunda Queiroz, a escolha pela AndroMDA para compor o framework se deu por se tratar de um software livre, sem custo de licença para aquisição do produto. ?Além de flexível, ele pode ser customizado de acordo com as necessidades de cada órgão e secretaria estadual?, diz ela, ao acrescentar que a nova ferramenta soluciona um problema freqüente no desenvolvimento de sistemas: a disparidade entre o modelo (concepção da idéia) e o produto final (aplicação).

O gerente de desenvolvimento de sistemas, Fábio Tranzillo, explica que, com o novo framework, a Prodeb dribla um outro problema constante no desenvolvimento de sistemas: a não documentação das aplicações. Segundo ele, esse problema ocorre devido às correções que são feitas no sistema após a transcrição dos códigos. ?Normalmente são criados modelos UML (unified modeling language), direcionados para a fábrica de desenvolvimento que constrói a aplicação. O problema surge quando são solicitadas alterações. Essas alterações são feitas diretamente nos programas, sem refletir os modelos UML. A conseqüência é não ter um produto documentado?, enfatiza Tranzillo.

Com a utilização da arquitetura MDA e a ferramenta AndroMDA, que traduz modelos para códigos-padrão, segundo ele, a Prodeb não produzirá códigos sem alterar o modelo, garantindo a documentação e facilitando a manutenção e gestão do sistema. Outra grande vantagem apontada por Tranzillo é a redução em 50% no tempo de desenvolvimento de aplicações. Com a AndroMDA, os códigos, que comumente são transcritos por um programador, são transformados automaticamente. ?Basta manipular os modelos UML, através da criação de diagramas e executar a ferramenta?, explica.

Para a execução de projetos orientados a objeto, a Prodeb também criou, além do framework, uma metodologia base para o desenvolvimento de qualquer sistema ? que inclui um plano de trabalho, descrevendo atividades que vão desde o cronograma, identificação dos processos com ordem de prioridade, mapeamento e detalhamento, até o produto final. A Prodeb já está utilizando a nova estrutura nos diversos sistemas desenvolvido pela empresa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.