Publicidade
Início Newsletter (TI Inside) Empresas de comunicação alemãs liberam uso de conteúdo pelo Google News

Empresas de comunicação alemãs liberam uso de conteúdo pelo Google News

0
Publicidade

Apesar da batalha travada contra o Google devido ao uso de notícias e reportagens sem remuneração, as empresas de comunicação da Alemanha decidiram, nesta quinta-feira, 1º, permitir que o gigante das buscas continue utilizando seu conteúdo no serviço Google News até que cheguem a um acordo com a companhia ou decidam que medidas irão tomar. De acordo com o site CNet, a decisão ocorreu após entrarem em vigor novas leis na Alemanha definindo como agregadores de notícias podem exibir o conteúdo de terceiros em seu site.

O projeto já havia sido anunciado em março deste ano e desobriga o site de buscas de pagar royalties por publicar em seus resultados de buscas links de artigos e notícias. Em vez disso, o Parlamento alemão decidiu que os agregadores de notícias podem mostrar em suas páginas “palavras isoladas ou pequenos trechos de textos” das páginas noticiosas, sem incorrer custos. Com a decisão, os veículos de comunicação podem escolher o que eles querem que seja publicado na web.

A mudança de atitude das empresas de comunicação, que manterão temporariamente a permissão para publicação de artigos no Google News, se dá pela necessidade de que cada vez mais usuários cliquem em seus artigos, os chamados pageviews. Apesar de alegarem que a publicação do Google é uma violação de direitos autorais, já que o usuário pode ler o arquivo sem clicar no site do jornal ou revista, grande parte do tráfego em seus sites decorre justamente dos artigos publicados pelo mecanismo de buscas.

Ainda assim, o CNet informa que o representante de uma das editoras declarou à agência Associated Press que a opção de permitir a publicação no Google é temporária, enquanto eles trabalham em uma estrutura de custos para cobrar a exibição de conteúdo por agregadores de notícias.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile