Acimaq adota melhores práticas de mercado e reduz custos em 20%

0

A Acimaq, companhia capixaba especializada na comercialização de equipamentos comerciais, está colhendo os benefícios da implantação do sistema de gestão da Sankhya. A companhia implantou a solução há um pouco mais de um ano, e, desde então, vem passando por profundas mudanças em seus processos de negócios.

Fundada há mais de 25 anos, a Acimaq iniciou suas atividades comercializando balanças e oferecendo assistência técnica para os comerciantes da região. Ao longo do tempo, a empresa expandiu sua marca para Vila Velha, Vitória, e para interior do Espírito Santo, nas cidades de Colatina, Linhares, Cachoeiro, Guarapari e Venda Nova. Hoje, cada unidade possui mais de dois mil itens para serem comercializados como balanças, mesas, cadeiras, máquinas de sorvete, câmara frigorífica, balcão e ar-condicionado para uso residencial, comercial e em grandes obras.

"Com o crescimento da empresa, percebemos a necessidade de modernizarmos nosso sistema de gestão", diz a gerente de TI da Acimaq, Karla Nalesso. Ela lembra que três motivos levaram à busca de uma nova solução: o ERP desenvolvido internamente, já não estava mais atendendo as necessidades de negócio; era preciso atender a novas obrigações fiscais, como o Sped Fiscal e Contábil; e havia a necessidade de se realizar análises e obter dados confiáveis para a tomada de decisões. O sistema utilizado na época não contemplava esses recursos.

"Queríamos um sistema que oferecesse tecnologias altamente inovadoras para nos atender e que nos proporcionasse manter nosso foco no negócio principal, que é vender equipamentos e prestar consultoria aos nossos clientes", lembra Karla. Depois de um período de avaliação das soluções disponíveis no mercado, a Acimaq optou pelo Sankhya-W, a única solução web disponível, que contava com contabilidade fiscal integrada.

De acordo com a executiva, hoje todas as áreas da companhia utilizam o Sankhya W. Com a implantação, concluída em novembro de 2013, a empresa passou por uma profunda mudança de processos.

"Não foi apenas uma troca de sistema, a Sankhya mudou nossa forma de trabalhar. Houve uma mudança de cultura", comemora Karla. "No modelo anterior tínhamos carência de informações de mercado. Com a Sankhya, hoje utilizamos as melhores práticas de nosso setor", afirma. Com isso, os resultados não tardaram a aparecer: além do aumento de produtividade, os custos gerais da Acimaq foram reduzidos em 20%.

Ela explica que estas reduções vieram da otimização de processos. Por exemplo, no sistema anterior não era possível fazer a liberação das notas fiscais no momento do faturamento. Ele também não contava com um módulo de metas e orçamentos, que hoje permite às áreas de negócio da Acimaq controlar seus gastos e receber alertas quando um orçamento está próximo de ser ultrapassado.

Mudou também o suporte. "Com o desenvolvimento interno, tínhamos uma equipe muito pequena para dar suporte aos usuários. Hoje temos um relacionamento muito bom com o Help Desk da Sankhya, que nos dá suporte em tudo", afirma, lembrando que a evolução trazida pelo projeto não parou por aí.

Com 120 usuários, a Acimaq se prepara para, este ano, aprimorar o uso das funções analíticas do sistema. "Em 2014 treinamos nosso pessoal e estivemos focados na melhoria de nossos processos. Este será o ano do uso da análise para a tomada de decisão. Os usuários estão mais experientes e vamos avançar nesta direção".

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.