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Após dois anos, varejo físico registra leve crescimento em relação ao mesmo trimestre do ano passado

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Pela primeira vez em dois anos, as vendas totais mostraram desempenho positivo trimestral: o período abril-maio-junho teve crescimento de 1,1% sobre 2016, de acordo com o SpendingPulse, indicador de varejo da Mastercard. Pelo segundo mês consecutivo, as vendas do varejo também apresentaram crescimento: em junho, elas aumentaram 2,6% em relação ao mesmo mês do ano anterior.

Setores como supermercados e móveis e eletrodomésticos cresceram acima das vendas totais; enquanto vestuários, artigos de uso pessoal e doméstico combustíveis, artigos farmacêuticos, material de construção e restaurantes tiveram desempenho abaixo.

O setor de e-commerce cresceu 18,9% em junho em relação ao mesmo período do ano anterior, mantendo a forte expansão dos últimos meses. Os setores de móveis, vestuários e eletrônicos tiveram resultados superiores à média do canal de distribuição, enquanto hobby & livraria e artigos farmacêuticos ficaram abaixo do crescimento do canal.

Dia dos Namorados: considerada uma relevante data comercial, a semana que antecedeu o 12 de junho apresentou crescimento das vendas de 1,2% em relação ao mesmo período em 2016.

Desempenho nas regiões brasileiras em junho de 2017: As regiões Sul (4,0%) e Sudeste (3,0%) tiveram desempenho acima da média, enquanto Norte(1,4%), Nordeste (2,1%) –  e, a única a apresentar resultados negativos, o  Centro-Oeste (-1,5%) – ficaram abaixo do registrado pelo varejo, na comparação com junho de 2016.

“O ambiente econômico ainda se mantém desafiador, com perspectiva de manutenção da alta taxa de desemprego e, consequentemente, a deterioração do crescimento da massa salarial; o que também refletiu na queda da confiança do consumidor em junho com relação ao mês anterior. Mesmo com este panorama instável, há uma possibilidade de melhora gradativa no comércio varejista nos próximos meses”, avalia César Fukushima, economista-chefe da Mastercard Advisors no Brasil.

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