Correios vai investir em startups de produtos e serviços de postagem

0

O Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e a Correios Participações S/A (CorreiosPar) – subsidiária da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) – fecharam nesta terça-feira,1º, um acordo de cooperação técnica para promover ações conjuntas no âmbito do Programa Nacional de Aceleração de Startups, o Start-Up Brasil.

"O acordo fortalece a política de inovação e modernização dos Correios e ajuda no objetivo da empresa de prestar sempre os melhores serviços e, a cada dia, conquistar mais admiração perante a sociedade brasileira", destacou o ministro Gilberto Kassab, durante a cerimônia de assinatura.

O objetivo da parceria é promover iniciativas conjuntas em empreendedorismo digital, por meio do programa Start-Up Brasil. A CorreiosPar vai investir em empresas de tecnologia, as startups, que desenvolveram produtos e serviços alinhadas aos negócios dos Correios e podem fazer parte de sua cadeia produtiva, como vendas on-line e rastreamento de veículos e mercadorias. O ministério vai ajudar a empresa a selecionar essas startups.

O ministro apontou que os Correios estão mudando a forma de operar, tornando-se, cada vez mais, uma empresa de logística e de transporte. "Temos de mudar também o foco do apoio do ministério, para que os Correios estejam preparados para enfrentar a concorrência e obter melhores resultados em sua operação no Brasil e no mundo."

O vice-presidente de Administração, Finanças e Controladoria dos Correios, Francisco Esquef, reforçou que o mundo está passando por grandes transformações tecnológicas e, para se manter atual e competitivo, os Correios precisam se adaptar à nova realidade. Segundo ele, esse acordo vem ao encontro do trabalho de renovação da empresa, que inclui ativar parcerias da CorreiosPar com a iniciativa privada. "O programa Start-Up Brasil será um grande parceiro nesse processo, onde buscaremos oferecer cada vez mais produtos e serviços inovadores, alinhados ao novo Correios."

A expectativa é que o acordo ajude a impulsionar o Start-up Brasil. Com a parceira, a CorreiosPar oferecerá um canal de comercialização de produtos e serviços desenvolvidos pelas empresas de tecnologia. Outra ação prevista é a participação de representantes da CorreiosPar na banca de avaliação de projetos selecionados para o programa. O acordo de cooperação técnica terá vigência de 12 meses, podendo ser prorrogado de comum acordo.

Investimentos

O secretário de Política de Informática, Maximiliano Martinhão, destacou que o programa Start-Up Brasil é inovador e tem como diferencial estabelecer parcerias público-privadas de forma rápida e eficiente, com alto valor agregado, para gerar inovação. Desde a criação do programa, 183 startups já receberam apoio. Ao todo, o governo investiu R$ 34,7 milhões e o setor privado, R$ 103,4 milhões.

Para o diretor-presidente da CorreiosPar, Henrique Dourado, a parceria renderá bons frutos em muito pouco tempo. "É um momento único de quebra de paradigmas, com as oportunidades que surgirão a partir de agora."

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.