Publicidade
Início Notícias Negócios ITI e Associações Comerciais se aliam para fortalecimento do setor

ITI e Associações Comerciais se aliam para fortalecimento do setor

0
Publicidade

O fortalecimento da tecnologia da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileiras – ICP-Brasil frente ao desafio de digitalização do Brasil foi tema da discussão promovida pelo Instituto Nacional de Tecnologia da Informação – ITI e a Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil – CACB.

“Recentemente, a ICP-Brasil passou por atualizações e, agora precisamos nos reinventar enquanto setor de certificação para darmos a nossa contribuição ao desafio da digitalização e desburocratização do país”, declarou o presidente do ITI, Marcelo Buz. Os novos atos normativos, publicados na Resolução nº 151/2019, proporcionaram o desenvolvimento de um novo modelo de mercado para a comercialização dos certificados digitais, conferindo ainda mais segurança aos processos.

Atualmente, são mais de 8 milhões de certificados digitais ICP-Brasil ativos e o objetivo, segundo Buz, é atingir mais de 40 milhões nos próximos três anos. Segundo ele, o modelo liberal de gestão da infraestrutura permite uma atuação ideal do Estado enquanto normatizador e fiscalizador com estreita participação da sociedade civil e do mercado na construção das políticas para o setor. “Trabalhamos juntos e temos no mercado a livre competição para a criação dos diferenciais de comercialização deste serviço que atua contundentemente na mitigação de fraudes e de corrupção”, salientou.

O presidente da CACB, George Pinheiro, frisou a parceria com o ITI para o fortalecimento do setor junto aos 2.300 associados em todo o país. “É importante termos esse relacionamento com o governo em uma conversa clara, na qual é de interesse comum o serviço que prestamos para a emissão dos certificados digitais”.
Pelo CACB ainda participou o coordenador nacional do Programa de Geração de Receitas e Serviços, Luiz Antônio Bortolin, que defendeu os encontros via videoconferência para capacitação e atualização. “É hora de a gente avançar. Temos que nos reinventar juntos”, finalizou.

As associações comerciais podem atuar no mercado de certificação digital no atendimento ao usuário como Autoridades de Registro, vinculadas a uma Autoridade Certificadora.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile