NXP investe no mercado de cartões multifunção

0

O lançamento de um chip que permite o uso de um único cartão com várias funções, como crédito, débito e também pronto para inserção de benefícios (como vale transporte e vale alimentação) é a aposta da NXP Semicondutores para o mercado brasileiro. A empresa, resultante de um spin-off (separação) da Philips Semicondutores, que faturou US$ 3,8 bilhões no passado, está investindo para ampliar sua participação de mercado em cerca de 30%, mas sem revelar valores. No passado, a receita local da empresa foi de US$ 70 milhões.
"Esse novo chip pode reduzir de 60% a 80% o custo unitário. Além disso, por ser programável, um cliente pode acrescentar uma nova função no mesmo sem ter que trocar o cartão. Um cartão de débito, por exemplo, pode ser programado e também incluir uma função de benefícios", explica Júlio Melo, gerente de vendas e produtos da divisão Banking da empresa.
De acordo com o executivo, esse novo chip já está sendo usado em projeto piloto de operadoras de cartão e empresas de benefícios, sem revelar os nomes.
"A inserção das classes C e D no segmento bancário é o objetivo atual dos agentes financeiros. Os bancos querem fazer cada vez mais com um único cartão, ao mesmo tempo com menos recursos envolvidos. A tecnologia NXP de chip cards atende totalmente às necessidades do mercado brasileiro, pois é 100% EMV (Europay – Mastercard – Visa) e já conta com o sistema operacional JCOP, flexível e pronto para aplicações conjuntas dos serviços como benefícios e private label, entre outras", enfatiza Melo.
Segundo ele, outro diferencial do chip é a atualização automática do cartão no momento em que o emissor agrega a ele novas funcionalidades, o que permite economia no momento da atualização.
Tradição
Ele ressalta que a NXP é fornecedora dos chips para o bilhete único (ônibus e Metrô) da cidade de São Paulo, do Rio, Santiago do Chile, Pequim e outras grandes capitais, que contam com a tecnologia Mifare (tecnologia de cartões inteligentes sem contato). O mesmo produto é usado no metrô de Moscou, com mais de 350 milhões de cartões e bilhetes de papel com chip. "Em todo o mundo a NXP possui mais de um bilhão de unidades de chips em cartões sem contato para transporte público", ressalta.
Ela também fornece chips para soluções para identificação, com quatro bilhões de unidades vendidas e outros 500 milhões de chips para passaportes eletrônicos e cartões de bancos, em 35 países. Dos 60 países que já adotaram o Passaporte Eletrônico, mais de 40 usam a tecnologia NXP.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.