Publicidade
Início Notícias Projeto do Pronatec é aprovado na Câmara e segue para o Senado

Projeto do Pronatec é aprovado na Câmara e segue para o Senado

1
Publicidade

A Câmara dos Deputados aprovou na quarta-feira, 31, o projeto que cria o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), cujo objetivo é aumentar a mão de obra qualificada do país por meio da de cursos profissionalizantes e de qualificação. Com isso, a matéria segue agora para apreciação do Senado Federal.

O Pronatec tem como um dos focos o segmento de tecnologia da informação. Segundo a Associação Brasileira de Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom), a expectativa é que o programa forme até 400 mil profissionais em quatro anos, sendo 30 mil apenas no primeiro ano do programa. O objetivo é reduzir de maneira significativa o atual déficit de mão de obra de TI no Brasil, que já passa da casa de 75 mil profissionais.

A maioria dos destaques foi rejeitada pelo plenário da Casa. Mas dois deles, que foram apresentados pelo PSDB e pelo DEM, foram aprovados. Um deles, de autoria do PSDB, prevê estímulo à expansão de oferta de vagas para pessoas com deficiência, inclusive com articulação dos institutos públicos federais, estaduais e municipais de educação.

O outro destaque aprovado, de autoria do DEM, reserva 30% dos recursos do Pronatec para as regiões Norte e Nordeste. Esse destaque foi aprovado nominalmente por 198 votos favoráveis, 170 contrários e 2 abstenções. As informações são da Agência Brasil.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile