Publicidade
Início Blogueria Como funciona o mercado de conciliação no Brasil: a necessidade da evolução...

Como funciona o mercado de conciliação no Brasil: a necessidade da evolução tecnológica

0
Publicidade

Conciliação é a análise de dados das contas e sua movimentação para validar o saldo à realidade financeira das empresas, apontando e realizando os ajustes necessários na escrituração contábil e apuração fiscal. É um dos pilares que garantem a saúde financeira das companhias e permitem direcioná-las para estratégias futuras. Ainda assim são poucas as que utilizam ferramentas tecnológicas na conciliação, muitas por ainda não conhecerem esta tecnologia e também por conta da cultura e das particularidades do mercado brasileiro.

Alguns fenômenos que acontecem apenas no Brasil dificultam a conferência das informações. O primeiro deles são as diversidades de impostos e alíquotas aplicadas aos serviços e produtos em cada região do país, gerando a necessidade de conferência de todos os valores após as vendas realizadas para apurar diferenças tributárias. Além disso, a “criatividade” em modelos vigentes de pagamentos, com prazos de parcelamentos extensos, taxas distintas de administração sobre vendas por parte das adquirentes e antecipações de recebíveis por instituições financeiras, exige atenção do comerciante com a real previsão de recebimentos e fluxo de caixa.

Mesmo com esse volume financeiro cada vez maior e sem a devida gestão, as organizações ficam com receio de investir em tecnologia na área financeira e contábil. O maior temor é com a segurança da informação: há o temor de que os números em relação ao faturamento sejam violados ou até mesmo utilizados por terceiros. Além disso, há a própria falta de cultura do mercado nacional e desconhecimento dos benefícios do investimento em automação de processos.

Evolução tecnológica: é preciso

É preciso educar o mercado e mostrar aos empresários a importância de uma solução tecnológica e sua contribuição na difícil tarefa de conciliação de contas e gestão de recebíveis. O sistema faz uma conferência praticamente em tempo real e traz agilidade, segurança e controle em todos os processos financeiros e contábeis, gerando resultados efetivos para a companhia. Assim, diminui o risco de perda, minimiza erros e a falta de informação para os gestores quando lidam com decisões, negociações e prazo.

O conceito da conciliação automatizada de recebíveis é recente e não faz nem cinco anos que as primeiras corporações perceberam a importância do investimento em soluções neste sentido. Com meios de pagamentos cada vez mais eletrônicos (a última novidade é a transação feita diretamente do smartphone), a demanda por recursos tecnológicos deve crescer substancialmente. Não é fácil, mas a resistência inicial está sendo quebrada e os benefícios deste processo estão trazendo resultados que se propagam dentre as empresas. Realizar a conciliação é uma necessidade para compor a margem do produto/serviço. Fazê-la de forma virtual e sem falhas é essencial para os ganhos efetivos da companhia.

Como funciona

As ferramentas podem ser integradas aos ERPs da organização ou qualquer Sistema Legado e utilizam potentes bancos de dados para dar conta do trabalho. Assim que uma transação é realizada, inicia-se um processo de gestão, validação e conferência dos valores, taxas e processos, disponibilizando para o profissional responsável os dados para análises e tomadas de decisão. Isso facilita a administração e traz resultados e benefícios para as empresas.

Leonardo Campelo Jr, CEO da Ainstec

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile