Europol lança força-tarefa para combater o cibercrime

0

A Europol, organização europeia de polícia, anunciou nesta segunda-feira, 1, a criação de uma força-tarefa para combater o cibercrime na União Europeia e em outros países. Denominada Joint Cybercrime Action Taskforce (J-CAT), a iniciativa terá um piloto de seis meses e será hospedada no European CyberCrime Center (EC3) da Europol, na Holanda, segundo informou a organização em comunicado.

A J-CAT irá coordenar investigações internacionais para tomar medidas contra as principais ameaças online e os principais alvos, tais como fóruns clandestinos e malware, incluindo trojans bancários, ainda de acordo com a Europol.

O EC3, a força-tarefa contra o cibercrime da União Europeia, o FBI (polícia federal americana) e a Agência Nacional de Combate ao Crime (NCA, em inglês) do Reino Unido, fazem parte do grupo liderado por Andy Archibald, diretor da unidade de cibercrime da NCA. Até ao momento, Áustria, Canadá, Alemanha, França, Holanda, Itália, Espanha, Reino Unido e os EUA fazem parte da J-CAT, segundo a Europol. Austrália e a Colômbia também se comprometeram com a iniciativa.

"Pela primeira vez na história da polícia moderna uma força-tarefa permanente contra o cibercrime foi criada na Europa para coordenar as investigações contra poderosas redes de cibercriminosos. Este é um primeiro passo de uma longa caminhada em direção a uma internet aberta, transparente, livre, mas também segura. Estou confiante de que veremos resultados palpáveis muito em breve", declarou Troels Oerting, chefe do EC3, acrescentando que o objetivo da J-CAT é prevenir e interromper o cibercrime, pegar bandidos e apreender os seus lucros ilegais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.