Publicidade
Início Segurança Mercado (Segurança) Scopus apresenta aplicativo móvel de identificação e autenticação de usuário

Scopus apresenta aplicativo móvel de identificação e autenticação de usuário

0
Publicidade

Uma solução de segurança que permite a identificação e autenticação do usuário ao mesmo tempo, por meio de um aplicativo instalado em dispositivos móveis. Essa é a novidade que a Scopus Soluções em TI vai apresentar no CNASI – Congresso de Segurança da Informação, Auditoria e Governança de TIC, na sede da Amcham – Câmara Americana de Comércio, em São Paulo.

Batizada de Unipass, a nova solução da Scopus gera frases variáveis no tempo, substituindo com vantagens as formas tradicionais de identificação (usuário e senha) e os mecanismos de autenticação – tokens físicos, por exemplo – em operações que necessitam de segurança, como transações bancárias e compras pela internet. “A principal vantagem dessa solução é que informações sensíveis, pessoais, não ficam expostas, o que facilita sua captura e utilização em operações fraudulentas”, afirma Fabian Martins da Silva, gerente de produtos da Scopus Tecnologia.

Com o aplicativo Unipass instalado no smartphone, o usuário tem acesso a um código variável, que muda a cada 36 segundos, toda vez que for realizar uma transação que exige sua identificação e autenticação (o token convencional só funciona como elemento autenticador). “Esses códigos podem ser utilizados em vários domínios preparados para o serviço Unipass: sites de comércio eletrônico, internet banking, mobile banking, provedores de serviços, etc. Ou seja, o mesmo aplicativo é capaz de gerar senhas distintas para uso em ambientes diferentes”, explica Silva.

Isso evita outro problema que afeta a segurança das transações: a prática muito comum, entre os usuários, de utilizar a mesma senha em diversos serviços – o que coloca em risco o acesso a todos eles, caso a senha seja capturada por alguém mal intencionado. “O serviço Unipass identifica e autentica o usuário a pedido de um domínio, sem ter acesso a qualquer informação privada ou confidencial sobre ele”, acrescenta.

Por enquanto, o aplicativo está disponível para smartphones com o sistema operacional Android, mas ainda neste ano a Scopus contará com a versão para iOS, da Apple – e, em 2015, para o Windows Phone.

A empresa oferece também uma opção de uso gratuito do Unipass, válida para empresas – ou áreas – com até dez usuários e um volume de 2 mil transações por mês. Segundo Silva, a integração da solução a outros sistemas corporativos é muito simples e pode ser realizada pela própria equipe da empresa, em pouquíssimo tempo – basta saber como acessar web services, algo que é trivial em TI. Além disso, os mecanismos legados de autenticação podem conviver tranquilamente com o Unipass, o que facilita o processo de migração dos usuários para o novo modelo.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile