Publicidade
Início Serviços Saúde Digital SulAmérica apoia rede de serviços médicos na gestão de processos e informações

SulAmérica apoia rede de serviços médicos na gestão de processos e informações

1
Publicidade

A SulAmérica acaba de lançar um canal de interação com seus cerca de 22 mil prestadores médicos. O novo aplicativo tem como principal finalidade apoiar a médicos, clínicas, hospitais e laboratórios na gestão das informações que trocam com a operadora.

As novidades estão adequadas ao padrão TISS (Troca de Informação em Saúde Suplementar), uma determinação da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) que estabelece as regras e padroniza o registro e intercâmbio de dados entre operadoras de planos de saúde e prestadores de serviços da área. A implementação do TISS foi iniciada em junho de 2007 e a SulAmérica, desde então, vem desenvolvendo as ferramentas necessárias para a adoção do sistema.

Lançado no início de maio, o novo aplicativo permite a visualização e emissão diária de relatórios de faturamento e glosas (documento de comprovação de procedimentos já realizados, enviado à seguradora), o que possibilita à rede de serviços médicos um controle efetivo e uma recuperação mais rápida das glosas aplicadas. “Com isso, é possível que o prestador introduza rapidamente ações preventivas, visando à redução de falhas que refletem diretamente no faturamento. Assim, o serviço médico pode, na mesma hora, complementar as informações para a companhia, agilizando processos, reduzindo os erros, melhorando a comunicação e tornando a relação entre operadora e rede de serviços médicos mais sustentável do ponto vista econômico, e com agilidade nos processos”, destaca o vice-presidente de Operações da SulAmérica, Marco Antunes.

O acesso ao aplicativo pode ser feito por dois canais. O primeiro deles é o Portal Saúde Online, espaço em área logada do portal institucional da companhia já conhecido pela rede de serviços médicos. O segundo é por webservice, entre operadora e rede de serviços médicos, sem intermediações de terceiros. “É um ganho relevante. Além de uma redução de custos com emissão e armazenamento de documentação em papel, as novas funcionalidades do aplicativo diminuem significativamente o tempo de retorno à rede de serviços médicos”, destaca Antunes. “O antigo processo era manual, com envio da documentação e retorno da operadora levando aproximadamente 10 dias, sem uma comunicação eficiente entre as partes. Com este novo aplicativo, a troca de informações é eletrônica, mais rápida e segura.”

A criação do TISS e a digitalização dos documentos exigem a utilização da certificação digital, que garante a segurança da transação entre prestador e operadora de saúde na web. “Todo o ambiente online disponibilizado pela companhia é certificado”, enfatiza o executivo.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile