Publicidade
Início Blogueria Novos modelos para acelerar a formação de mão de obra no país

Novos modelos para acelerar a formação de mão de obra no país

0
Publicidade

Num mercado global cada vez mais competitivo, mão de obra qualificada é um bem valioso que faz muita falta ao Brasil. Um estudo realizado pela empresa de recrutamento ManpowerGroup e divulgado no fim de 2014 não apenas confirmou isso, mas deu uma ideia do tamanho do problema: a taxa de escassez de talentos por aqui é quase o dobro da média mundial.

Na indústria brasileira de software e serviços de TI, com faturamento anual na casa dos R$ 100 bilhões e crescimento em torno de 8% ao ano, a situação é ainda mais dramática. No estudo Mercado de Trabalho e Formação de Mão de Obra em TI, a Softex estima um déficit de 408 mil profissionais de TI em 2022.

O modelo hoje adotado de treinamento e capacitação de recursos humanos em TI, além de não resolver o problema da escassez de talentos, custa caro para o país. Segundo o estudo da Softex, no período 2012 a 2022, a perda de negócios pela falta de profissionais qualificados pode chegar a R$ 167 bilhões.

A grande questão é: como fazer para acelerar a formação de mão de obra no país? A experiência do programa Brasil Mais TI mostra que a adoção de novas tecnologias é fundamental neste processo. Criado pelos ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação e da Educação e gerido pela Softex, o programa Brasil Mais TI já é uma das maiores plataformas de educação virtual do mundo conhecidas como Moocs (cursos on-line abertos em massa, na sigla em inglês).

Longe de ser um modismo, o Mooc Brasil Mais TI tem números que falam por si: 155,5 mil estudantes cadastrados de 90 países e 292 mil cursos concluídos desde 2011. Hoje, qualquer pessoa, do Oiapoque ao Chuí, pode escolher um dos 29 cursos oferecidos e ter acesso a mais de 1,5 mil horas de aula. As opções vão de treinamentos certificados pelo Ministério da Educação em COBOL (360 horas) ou Java (260 horas) a um curso de livre de 256 horas de inglês – a falta de domínio do idioma é um grande entrave para recrutar numa indústria cada vez mais internacionalizada.

Este novo modelo de ensino traz algumas grandes vantagens. Em primeiro lugar, a um custo baixíssimo, é capaz de democratizar o conhecimento num país das dimensões do Brasil, onde as melhores universidades e oportunidades estão concentradas nos grandes centros.

Conteúdos de curta duração, com recursos audiovisuais e foco nas demandas de mercado estimulam os estudantes a irem até o fim. Atualmente, aponta estudo da Brasscom, apenas dois de cada dez alunos matriculados em faculdades de tecnologia concluem o curso.

O Mooc Brasil Mais TI também reduz o enorme descompasso entre o que os próprios universitários aprendem nas salas de aula e a necessidade das empresas. Não é à toa que 30% dos estudantes do Brasil Mais TI são graduandos: complementar a formação é fundamental num setor em que as inovações ditam as regras e o conteúdo precisa ser rapidamente atualizado.

Para os estudantes, a qualificação representa mais oportunidades de emprego e salários melhores. A possibilidade criar as próprias regras de aprendizagem (com horários flexíveis, cursos rápidos ferramentas de estudo on-line) e contar com bons professores contribuirá para o surgimento de uma nova geração de empreendedores, capaz de transformar o Brasil, definitivamente, em um player global.

Ney Leal, vice-presidente da Softex.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile