Publicidade
Início Serviços Saúde Digital Pessoas alérgicas a medicamentos e médicos passam a contar com aplicativo para...

Pessoas alérgicas a medicamentos e médicos passam a contar com aplicativo para evitar reações alérgicas

0
Publicidade

Alérgicos e médicos passam a contar agora com o aplicativo Alergia a Medicamentos,  voltado para a especialidade de Alergia.  O App é simples de ser utilizado. O paciente pode registrar remédios e princípios ativos aos quais é alérgico. Na farmácia, no momento de compra, ele digita o nome do remédio e o aplicativo mostra o resultado, se pode ou não usar o produto. O paciente tem, ainda, um espaço para registrar o nome do seu médico, caso haja alguma emergência, além do telefone do SAMU.

O App também é um aliado dos médicos, que no momento da prescrição poderão pesquisar quais medicações oferecem ou não perigo aos seus pacientes. O App Alergia a Medicamentos está disponível para iPhone (iOS) e Android.

No aplicativo é possível encontrar todos os remédios registrados no Brasil pela Anvisa, até agosto de 2015. São milhares de nomes comerciais, em diferentes apresentações e princípios ativos. Essa lista foi organizada em cerca de 3.000 grupos de medicamentos.

O criador do aplicativo, o médico alergista Fábio F. Morato Castro, conta que o maior desafio para desenvolvê-lo foi a extensa lista de remédios disponíveis e os cruzamentos das informações na literatura científica mundial. “Em breve, entraremos na segunda fase do App Alergia a Medicamentos, expandindo para outros países e com listas personalizadas”, avisa o médico.

Números

No Brasil, cerca de 10% da população apresenta reação alérgica a algum tipo de remédio. Os anti-inflamatórios não esteroidais são os maiores responsáveis pelas reações mais frequentes. Os antibióticos também aparecem, porém com menor prevalência. A reação mais grave é a anafilaxia, que pode ocorrer durante os procedimentos com medicamentos anestésicos.

A ficha técnica do APP Alergia a Medicamentos pode ser encontrada neste link.

Sobre o Dr. Fábio Morato Castro:

Graduado em Medicina pela Faculdade de Medicina da Fundação Universitária do ABC (1981), Mestrado em Alergia e Imunopatologia pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (1988), Doutorado em Imunologia – Universitat Heidelberg (Ruprecht-Karls) (1990) e Livre Docência pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo em 2002.

Atualmente, é Professor Associado da Disciplina de Imunologia Clínica e Alergia do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina da USP, Supervisor do Serviço de Imunologia Clínica e Alergia do Hospital das Clínicas de São Paulo. Foi presidente da Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (ASBAI) no biênio 2013-2014 e Membro do Comitê Executivo da ARIA do Brasil. Experiência na área de Medicina de adultos e crianças, com ênfase em Alergologia e Imunologia Clínica, atuando principalmente nos seguintes temas: alergia, asma, rinite alérgica, venenos de insetos, anafilaxias, alergia alimentar, reações por medicamentos, novas alérgenos e imunoterapia.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile