Publicidade
Início Newsletter (TI Inside) Plano Nacional de M2M/IoT pode sair até final do ano

    Plano Nacional de M2M/IoT pode sair até final do ano

    0
    Publicidade

    Anunciado em junho pelo Ministério das Comunicações, o projeto de um Plano Nacional de Comunicação entre Máquinas e Internet das Coisas (M2M e IoT, nas siglas em inglês, respectivamente) pode sair do papel até o final do ano. Segundo o gerente de projetos do departamento de indústria, ciência e tecnologia da secretaria de telecomunicações do Minicom, Thales Marçal Netto, é este o cronograma do governo.

    “É uma intenção, para a captura de informações, para a gente ver de que lado precisamos caminhar, tudo depende muito do retorno do setor privado e do ministério e assim a gente poder formar esse documento e poder sair com o plano, mas a previsão é até o final do ano”, declarou ele a este noticiário após apresentação no Painel Telebrasil nesta segunda, 31.

    Netto cita como pontos importantes na discussão do Plano Nacional de M2M/IoT as questões tributárias, a geração de oferta e demanda, os planos regulatórios e de educação e a pesquisa & desenvolvimento na área. Entretanto, ele considera que pontos-chave como segurança e privacidade das informações e a necessidade de interoperabilidade podem ser decisivos. “Acho que pode emperrar e não deixar desenvolver rapidamente”, confessa.

    Alheia ao plano, há uma proposta de um showroom do ministério em Brasília para apresentar aplicações de máquina-a-máquina e IoT. Isso aconteceria em novembro, na Esplanada dos Ministérios, e apresentaria às empresas privadas, população e à imprensa “as soluções de M2M acontecendo de fato”. A proposta ainda depende de aprovação interna no Minicom.

    Netto é membro também da Câmara de Gestão M2M, criada em 2014 para estudar e acompanhar aplicações como política industrial e de tecnologia. As verticais abordadas são cidades inteligentes, agronegócio, saúde, educação, produtividade industrial, logística, transporte, energia e “outros”. Segundo ele, a terceira reunião da entidade acontecerá no próximo dia 9 de setembro.

    SEM COMENTÁRIOS

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

    Sair da versão mobile