Publicidade
Início Blogueria Sistema B2C adaptado e ROI: o perigo para as vendas B2B

Sistema B2C adaptado e ROI: o perigo para as vendas B2B

0
Publicidade

Muitos empresários ainda acreditam que dá na mesma adaptar um sistema B2C para realizar negócios B2B via e-commerce. Alguns fatores reforçam essa opção de investimento e o principal dele é o custo de implantação mais baixo, o que pode gerar um ROI mais rápido. Mas isso nem sempre é verdade, ainda mais quando falamos em otimização de processos e projeto a longo prazo.

O sistema B2C adaptado possui várias limitações, como, por exemplo, não permitir realizar uma customização real. A maioria dos sistemas trabalham com um tipo de interface específica, com ações definidas dentro do software, que não permitem exercer as funções necessárias para um bom negócio digital B2B. A única variação possível, basicamente, é a alteração do layout. Já o sistema B2B genuíno permite essa flexibilidade.

Além disso, o negócio B2B precisa de recursos específicos, como o da lista de preço e o cálculo do ICMS real, que não são fornecidos pelo sistema B2C adaptado. São eles que garantem que a indústria consiga interagir com diferentes integrantes da cadeia comercial, como distribuidores, representantes comerciais e, em alguns casos, até o público final. O sistema ainda é capaz de mostrar ao cliente uma lista clara dos impostos que estão sendo pagos, o que também vai tornar a previsão da margem de lucro mais precisa.

Outro recurso que não está presente no sistema B2C adaptado, e que é cada vez mais requisitado por empresários do segmento atacadista, é a capacidade de gerenciar muitas centrais de distribuição e, consequentemente, muitas empresas de transporte. Esse tipo de demanda necessita, além de um painel de controle especial, um sistema que realize o cálculo de frete separado para cada empresa, podendo depender da região, por exemplo.

O sistema B2C adaptado pode até parecer uma boa ideia no começo, mas essa decisão pode acabar prejudicando o seu projeto, limitando sua atuação e necessitando um novo investimento para “fazer do jeito certo”.

Cristiano Chaussard, especialista em e-commerce e presidente da ABComm/SC.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile