Publicidade
Início Comunicações Mobile Vendas de smartphones no Brasil cairão 8,3% este ano

Vendas de smartphones no Brasil cairão 8,3% este ano

0
Publicidade

A cada mês que passa, analistas reveem para baixo suas previsões de vendas de smartphones no Brasil para 2015. Em julho passado, a IDC projetava 54 milhões de unidades comercializadas este ano, o que representaria uma queda de 1% em comparação com 2014. Passados dois meses e diante da piora no quadro macroeconômico e da alta do dólar, a projeção foi refeita. Agora a IDC estima que serão 50 milhões, o que significará uma queda de 8,3%.

É importante destacar que o cálculo foi feito ainda sem levar em conta o impacto do fim da desoneração de PIS e Cofins sobre smartphones produzidos localmente, anunciada na noite da última segunda-feira, 31, e que entrará em vigor a partir de 1º de dezembro. Ou seja: possivelmente as vendas serão ainda menores. Este será o primeiro ano em que o mercado brasileiro de smartphones vai diminuir, ao invés de crescer.

Reinaldo Sakis, gerente de pesquisas da IDC Brasil, considera prematuro refazer o cálculo agora levando em conta o fim da desoneração. Dependendo de como o setor de telecom reagir à decisão do governo, pode ser que haja ainda uma reviravolta sobre o assunto, como aconteceu com a CPMF e o Fistel para módulos de M2M. “Muita água ainda vai passar debaixo da ponte”, comenta.

Sakis lembra que antes da Lei do Bem o mercado nacional de smartphones crescia abaixo da média mundial. A redução dos preços ajudou a acelerar as vendas do produto no País, que chegaram a crescer 123% em 2013 e atingiram o auge em volume no ano passado, com 54,5 milhões (veja tabela abaixo). O analista ressalta, todavia, que a Lei do Bem não foi o único fator que contribuiu para a alta dos últimos anos. “O cenário como um todo era favorável ao crescimento”, comenta, referindo-se à situação macroeconômica do País. Também pesaram a favor a chegada das redes 4G e o avanço tecnológico nos handsets.

Ano Smartphones vendidos no Brasil Variação % anual
2010 4,9 milhões
2011 9 milhões +84%
2012 16 milhões +78%
2013 35,6 milhões +123%
2014 54,5 milhões +55%
2015 50 milhões (projeção) -8,3%

Fonte: IDC

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile