Publicidade
Início Blogueria Existe site 100% seguro?

Existe site 100% seguro?

1
Publicidade

Há alguns dias, mais de 200 acessos e senhas de usuários das principais plataformas de e-commerce do Brasil foram hackeadas. Falar de segurança em um ambiente digital é bastante complexo diante destes cenários, que vez ou outra são noticiados. Nesse ataque que cito, considerando a quantidade de acessos hackeados, podemos afirmar que não foi um acometimento maciço, mas um método conhecido como Phishing, que tem como objetivo persuadir os usuários conectados à rede.

Mas qual será o gap que gera esse tipo de invasão? Cada vez mais, como em um jogo de presa e predador, a tecnologia vai evoluindo para cobrir as brechas, cabendo aos administradores de sites de e-commerce estarem sempre em dia com as proteções mais atuais contra invasão, fraude e roubo digitais. E este é um jogo que muda todo o dia. São várias senhas, transações e acessos aos mais diversos aplicativos o tempo todo. Olhando por esse prisma, estamos e estaremos sempre vulneráveis e o setor de e-commerce é um dos principais alvos.

A pedido da PayPal, em 2016, a consultoria Big Data revelou que há mais de 371 mil sites e-commerces no Brasil. Tal como o Internet Banking brasileiro – que está entre os melhores do mundo -, o e-commerce nacional também é reconhecido por adotar as melhores práticas no que tange à segurança da informação. No entanto, em todo o mundo há um círculo de hackers com técnicas e ferramentas muito sofisticadas, que podem colocar em risco qualquer site e sistema nacional de comércio eletrônico, tanto aqui quanto em qualquer país.

Em um futuro muito, mas muito próximo, a autenticação por biometria física e comportamental, além dos padrões de navegação e de manipulação dos dispositivos, poderão ser suficientes para proteger o mercado eletrônico. Levando ao entendimento que a tendência natural é unir ferramentas invisíveis que só o usuário tem (biometria), com profissionais de segurança capacitados e ferramentas com alto grau de sofisticação, poderemos evitar fraudes e oferecer uma melhor experiência de compra.

Como especialista em tecnologia, eu afirmo: não existe nada 100% seguro quando o assunto é meio digital. Ditado popular vindo dos primórdios da internet, mas totalmente válido para os dias atuais. O que agrava tal constatação é que, a cada dia, mais empreendedores se lançam na internet com os seus aplicativos que, de alguma forma, são totalmente benéficos a toda a sociedade, porém não estão preocupados com a segurança das suas próprias informações. São empresas com foco em negócios diversos, masque não estão preparadas para enfrentar e bloquear um ataque de alto nível, por exemplo.

Minha recomendação é: contrate serviços de segurança na nuvem para o seu aplicativo ou site, e transfira o problema do jogo de presa-e-predador para quem vive isto 24hrs por dia. No Brasil temos empresas especialistas em tal monitoração e resposta. É como se diz no coloquial: “quando ladrão vê casa com cachorro bravo e latindo, desiste desta e passa para outra mais fácil de assaltar”. Por isso, vale a pena investir em segurança digital. Assim, seus consumidores e a sua empresa ficarão menos expostos aos hackers.

Fábio Araújo, head de segurança e e-commerce da VERT.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile