Um novo estudo da Juniper Research explicou as estratégias distintas de Visa e Mastercard em pagamentos digitais para disputar um mercado que deverá aumentar de US$ 3,8 trilhões neste ano para mais de US$ 5 trilhões até 2020 em nível mundial.
O relatório, “Estratégias para Provedores de Pagamento: Oportunidades, Riscos e Competição 2017-2021”, identificou a abordagem em duas vertentes da Mastercard: a empresa está desenvolvendo parcerias com carteiras de pagamentos com players como a Apple e a Samsung, ao mesmo tempo em que apresenta sua própria carteira baseada em API.
O relatório diz que a Visa quer de reduzir faciliar os pagamentos on-line através da implementação do login com um clique (Visa Checkout) para aumentar as taxas de conversão e diminuir o gasto geral com clientes on-line.
Provedores de pagamento “Best-in-Class”
O estudo identificou os melhores os concorrentes de classe mundial em todo o ecossistema de pagamentos digitais, colocando as seguintes empresas na liderança de seus respectivos segmentos de atuação:
*Carteiras digitais: PayPal
*PSPs (Fornecedores de Serviços de Pagamento): First Data
*Fornecedores de pagamento da Telco: Vodafone
A pesquisa afirmou que a decisão do PayPal para habilitar os pagamentos NFC na loja usando HCE (Host Card Emulation) foi um diferencial na disputa pelo espaço de carteiras digitais dos EUA, permitindo que a empresa aproveitasse sua força em pagamentos on-line. Também destacou os pontos fortes de First Data em pagamentos integrados, pois a empresa processou quase 90 bilhões de transações em 2016; e elogiou a Vodafone pelo sucesso contínuo nos pagamentos através de suas subsidiárias na África subsaariana.
Soluções flexíveis localizadas
A pesquisa também definiu uma série de abordagens estratégicas para os players em todo o mercado de pagamentos digitais. Por exemplo, argumentou que os PSPs precisam ser capazes de oferecer aos comerciantes uma gama de opções, incluindo páginas de pagamento hospedadas e integração de API, permitindo que eles escolham quanto controle eles desejam exercer ao longo do processo.
De acordo com o autor da pesquisa, Windsor Holden, “para ter sucesso em um ambiente cada vez mais competitivo, será essencial que os PSP ofereçam aos comerciantes uma série de soluções flexíveis e localizadas com estruturas de preços transparentes”.