DrumWave propõe aos consumidores e empresas monetizar dados

0

A DrumWave, empresa especializada em avaliar, certificar e precificar dados, e a IBM, firmaram uma parceria para colocar os consumidores no controle de seus dados. O objetivo é tornar mais fácil para todos confiar, gerenciar e explorar o valor dos seus dados.

Para viabilizar isso, a empresa prepara o lançamento de seu ecossistema de dados com a dWalle, uma carteira de dados que permite que pessoas e empresas decidam se e como querem dar acesso aos seus dados a outras pessoas ou empresas e também possibilita receber um reconhecimento, recompensa ou remuneração nestas transações.

"Queremos capacitar os verdadeiros donos dos dados para que possam decidir o rumo de suas informações e gerar renda com essa operação. Tudo isso é baseado no conhecimento explícito sobre as origens, o destino e uso dessa informação. Por isso, estamos muito empolgados com a dWallet, que traz ainda mais credibilidade e transparência à proposta da DrumWave, cuja missão é fazer com que todos, sejam empresas ou pessoas físicas, conheçam o real valor de seus dados", afirma Fernando Teles, presidente e  Chief Revenue Officer na DrumWave.

Hospedada na IBM Cloud, a dWallet adota uma abordagem flexível de nuvem híbrida para conectar e acessar dados on-premise ou em várias nuvens e alavanca o IBM Cloud Pak for Data. Isso simplifica o acesso aos dados do cliente, descobrindo e organizando-os automaticamente para fornecer ofertas acionáveis aos usuários, enquanto automatiza a aplicação de políticas para proteger seu uso. Além disso, o IBM Watson Knowledge Catalog no IBM Cloud Pak for Data on IBM Cloud foi implementado para catalogação de dados e criação de perfil para a DrumWave gerenciar as diversas fontes de dados em um só lugar.

O usuário é o verdadeiro proprietário de seus dados. Todas as informações alimentadas na plataforma podem ser disponibilizadas a empresas de diversos setores, como varejo, financeiro, telecomunicações, saúde, indústria, entre outros; dando ao usuário o poder de centralizar em um só local os seus dados coletados por diferentes tipos de serviços digitais. Com isso, o usuário decide se e como licencia o acesso aos seus dados com terceiros ao aceitar uma oferta postada na sua dWallet. Ele pode monetizar seus dados de diferentes formas – receber uma compensação financeira na forma de cash ou descontos, investir seus dados e também comprar pagando com dados.

A dWallet está hospedada com segurança no IBM Cloud, uma base ágil que ajuda a dimensionar essas experiências digitais para que a DrumWave possa oferecer um serviço confiável a seus clientes em um ambiente seguro. A IBM não participa na negociação ou monetização dos dados, que serão tratados pela DrumWave.

"Como IBM, promovemos governança, colaboração e rastreabilidade de dados para ajudar as empresas a gerenciar melhor e aproveitar os insights para tomar decisões informadas sobre seus processos, serviços e produtos. Trabalhamos com a DrumWave para criar uma plataforma capaz de simplificar o gerenciamento de diferentes fontes de dados em um ambiente seguro na nuvem, que permite a visualização dos dados em um só lugar, para oferecer aos seus clientes mais opções, além de novos serviços", comenta Joaquim Campos, VP de Data & AI da IBM América Latina.

Vale ressaltar que, para que essas operações sejam realizadas, o usuário deverá primeiro abrir uma conta dWallet, ler e aceitar voluntariamente todas as políticas de uso propostas pela plataforma, que estão de acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais, incluindo privacidade e direitos de propriedade no Brasil.

Os dados desempenham um papel fundamental para ajudar a tomar melhores decisões, tornar os processos mais eficientes, reduzir custos e acelerar o tempo de lançamento no mercado, mantendo-o centrado no cliente. E para isso, é fundamental aproveitar uma abordagem holística orientada a dados, o que significa estabelecer uma arquitetura de malha de dados, que aproveita a IA para facilitar a integração de ponta a ponta de vários tipos de fontes de dados em silos de diferentes áreas de os negócios — seja no local ou em várias nuvens — sem precisar copiar ou mover nenhum dado. As equipes de gerenciamento de dados estão aproveitando-o para unificar seus sistemas de dados díspares, incorporar a governança, fortalecer as medidas de segurança e privacidade e fornecer melhor acesso aos dados aos funcionários, principalmente aos usuários corporativos.

A DrumWave faz parte da IBM Open Ventures, uma iniciativa no Brasil baseada em inovação aberta, com o objetivo de identificar e integrar scale-ups em sua jornada digital por meio de treinamento e implementação de automação, inteligência artificial, segurança, entre outros.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.