A DrumWave, empresa especializada em avaliar, certificar e precificar dados, e a IBM, firmaram uma parceria para colocar os consumidores no controle de seus dados. O objetivo é tornar mais fácil para todos confiar, gerenciar e explorar o valor dos seus dados.
Para viabilizar isso, a empresa prepara o lançamento de seu ecossistema de dados com a dWalle, uma carteira de dados que permite que pessoas e empresas decidam se e como querem dar acesso aos seus dados a outras pessoas ou empresas e também possibilita receber um reconhecimento, recompensa ou remuneração nestas transações.
"Queremos capacitar os verdadeiros donos dos dados para que possam decidir o rumo de suas informações e gerar renda com essa operação. Tudo isso é baseado no conhecimento explícito sobre as origens, o destino e uso dessa informação. Por isso, estamos muito empolgados com a dWallet, que traz ainda mais credibilidade e transparência à proposta da DrumWave, cuja missão é fazer com que todos, sejam empresas ou pessoas físicas, conheçam o real valor de seus dados", afirma Fernando Teles, presidente e Chief Revenue Officer na DrumWave.
Hospedada na IBM Cloud, a dWallet adota uma abordagem flexível de nuvem híbrida para conectar e acessar dados on-premise ou em várias nuvens e alavanca o IBM Cloud Pak for Data. Isso simplifica o acesso aos dados do cliente, descobrindo e organizando-os automaticamente para fornecer ofertas acionáveis aos usuários, enquanto automatiza a aplicação de políticas para proteger seu uso. Além disso, o IBM Watson Knowledge Catalog no IBM Cloud Pak for Data on IBM Cloud foi implementado para catalogação de dados e criação de perfil para a DrumWave gerenciar as diversas fontes de dados em um só lugar.
O usuário é o verdadeiro proprietário de seus dados. Todas as informações alimentadas na plataforma podem ser disponibilizadas a empresas de diversos setores, como varejo, financeiro, telecomunicações, saúde, indústria, entre outros; dando ao usuário o poder de centralizar em um só local os seus dados coletados por diferentes tipos de serviços digitais. Com isso, o usuário decide se e como licencia o acesso aos seus dados com terceiros ao aceitar uma oferta postada na sua dWallet. Ele pode monetizar seus dados de diferentes formas – receber uma compensação financeira na forma de cash ou descontos, investir seus dados e também comprar pagando com dados.
A dWallet está hospedada com segurança no IBM Cloud, uma base ágil que ajuda a dimensionar essas experiências digitais para que a DrumWave possa oferecer um serviço confiável a seus clientes em um ambiente seguro. A IBM não participa na negociação ou monetização dos dados, que serão tratados pela DrumWave.
"Como IBM, promovemos governança, colaboração e rastreabilidade de dados para ajudar as empresas a gerenciar melhor e aproveitar os insights para tomar decisões informadas sobre seus processos, serviços e produtos. Trabalhamos com a DrumWave para criar uma plataforma capaz de simplificar o gerenciamento de diferentes fontes de dados em um ambiente seguro na nuvem, que permite a visualização dos dados em um só lugar, para oferecer aos seus clientes mais opções, além de novos serviços", comenta Joaquim Campos, VP de Data & AI da IBM América Latina.
Vale ressaltar que, para que essas operações sejam realizadas, o usuário deverá primeiro abrir uma conta dWallet, ler e aceitar voluntariamente todas as políticas de uso propostas pela plataforma, que estão de acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais, incluindo privacidade e direitos de propriedade no Brasil.
Os dados desempenham um papel fundamental para ajudar a tomar melhores decisões, tornar os processos mais eficientes, reduzir custos e acelerar o tempo de lançamento no mercado, mantendo-o centrado no cliente. E para isso, é fundamental aproveitar uma abordagem holística orientada a dados, o que significa estabelecer uma arquitetura de malha de dados, que aproveita a IA para facilitar a integração de ponta a ponta de vários tipos de fontes de dados em silos de diferentes áreas de os negócios — seja no local ou em várias nuvens — sem precisar copiar ou mover nenhum dado. As equipes de gerenciamento de dados estão aproveitando-o para unificar seus sistemas de dados díspares, incorporar a governança, fortalecer as medidas de segurança e privacidade e fornecer melhor acesso aos dados aos funcionários, principalmente aos usuários corporativos.
A DrumWave faz parte da IBM Open Ventures, uma iniciativa no Brasil baseada em inovação aberta, com o objetivo de identificar e integrar scale-ups em sua jornada digital por meio de treinamento e implementação de automação, inteligência artificial, segurança, entre outros.