Publicidade
Início Newsletter (TI Inside) CAE aprova isenção temporária de tributos federais a startups de tecnologia

CAE aprova isenção temporária de tributos federais a startups de tecnologia

0
Publicidade

Foi aprovado nesta terça-feira, 1º, pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado, o Projeto de Lei 321/2012 que dá a novas empresas de tecnologia (startups) isenção temporária de tributos federais. A proposta cria o Sistema de Tratamento Especial a Novas Empresas de Tecnologia (SisTENET) e beneficia o setor com a isenção fiscal por dois anos, prorrogáveis por mais dois.

O relatório favorável do senador Walter Pinheiro (PT/BA) foi debatido nesta terça e obteve aprovação unânime, fazendo com que impostos federais não sejam um entrave ao início de atividades dos microempreendedores do setor de tecnologia de informação. Após o período determinado de dois anos para o benefício, a empresa pode optar se quer aderir ao Simples,  ou seja, a inscrição no Simples Nacional, que antes era uma imposição legal, passa a ser opcional.

O relator, senador Walter Pinheiro, destacou durante o debate que a proposta se justifica pela necessidade de redução dos encargos tributários durante o período mais crítico para o estabelecimento das empresas do segmento, que é o início das atividades. Para ele, é indispensável o aumento da formalização das empresas do setor.

A decisão, por ter caráter terminativo, não passa pelo plenário do Senado, a não ser que ocorra um recurso. Caso contrário, segue para a análise da Câmara dos Deputados e somente depois irá para a sanção presidencial. Com informações da Agência Senado.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile