Pesquisa da F-Secure aponta que um em cada dez consumidores sofre com fraude online

0

O número de transações online cresce diariamente e, cada vez mais pessoas ao redor do mundo afirmam ter tido algum tipo de problema na web. De acordo com o recente estudo da Gfk apresentado pela F-Secure, um em cada dez consumidores já foram vítimas de fraude online, o que lhes custaram dinheiro.  

Segundo o levantamento, 12% dos europeus declararam ter perdido dinheiro em algum tipo de fraude online, em relação a 17% dos consumidores fora da Europa. O Reino Unido apresentou o nível mais alto na Europa com 17%. Já os EUA e a Malásia se destacam, ambos com 20%. 

O baixo número de fraudes expostas pode explicar o motivo de os europeus expressarem uma preocupação menor do que os brasileiros, americanos, malaios e consumidores de outros países, com a segurança online. Na Europa, 68% das pessoas se mostraram preocupadas em se tornarem vítimas de fraude ao fazer comprar online, e 61% das pessoas ao realizar operações bancárias pela web. Entretanto, no restante dos países considerados na pesquisa, os números são de 87% e 84%, respectivamente. 

O número de pessoas que se preocupa com a segurança ao utilizar computadores é maior do que as que utilizam dispositivos móveis e tablets. 69% dos consumidores em todo o mundo se preocupam se estão seguros ao utilizar um computador ou laptop durante atividades diárias como, por exemplo, navegar, comprar, ler, enviar e-mails e jogar. 54% informaram se preocupar com essas atividades ao utilizar seus celulares, e apenas 43% se preocupam ao realizar as transações em tablets. 

"Nós da F-Secure nos esforçamos ao máximo para garantir a segurança aos nossos clientes em todos os seus equipamentos como PC, tablet e celular. É necessário que o usuário também tome medidas preventivas contras ataques de malware em smartphones, onde o tráfico online mais cresce. Manter os software sempre atualizados, além de utilizar produtos de proteção confiáveis em todo equipamento conectado é o primeiro passo para evitar danos." afirma Leandro Hernandez, VP para América Latina da F-Secure. 

Vulnerabilidade 

Quando perguntados sobre os tipos de dispositivos que mais utilizam para acessar a internet, 89% das pessoas informou utilizar computadores ou laptops equipados com Windows, 39% utilizam celulares Android, 24% iPhones, 22% tablets Android, 20% iPads, 16% computadores Apple, e 16% utilizam smartphones Windows. 

Os participantes demonstraram altos índices de consciência sobre a importância de manter seu software atualizado. 77% das pessoas informaram estar cientes de que não atualizar seu software pode criar vulnerabilidades na segurança. 86% dizem fazer atualizações de software regularmente em seus computadores, e 59% em seus celulares. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.