Publicidade
Início Serviços Saúde Digital Tecpar, do Paraná, abriga Centro de Excelência de Diagnóstico in-Vitro

Tecpar, do Paraná, abriga Centro de Excelência de Diagnóstico in-Vitro

0
Publicidade

Uma cerimônia foi programada na quarta-feira, 2, em Curitiba, para firmar o protocolo de intenções para a instalação do Centro de Excelência de Diagnóstico in-Vitro (Cediv).

Trata-se de um consórcio do qual fazem parte o Tecpar, empresa pública vinculada à Secretaria de Estado, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná, e empresas associadas à Câmara Brasileira de Diagnóstico Laboratorial (CBDL).

O Cediv surgiu para incentivar e desenvolver a produção local, promover maior aproximação e integração com as agências reguladoras, contribuir com a transferência de tecnologia e na verticalização do complexo industrial da saúde, preconizado pelas Políticas Públicas.

O programa prioriza a inovação tecnológica, permitindo o acesso da população a tecnologias e procedimentos modernos e atualizados, proporcionando aumentar a competitividade das atividades inovadoras e estratégicas no Brasil.

O Cediv será implantado no Parque Tecnológico da Saúde do Tecpar contando, inicialmente, com quatro empresas brasileiras que representam os detentores das tecnologias de fronteira em pesquisa, desenvolvimento e produção.

O projeto tem como objetivo consolidar o Brasil como um dos principais atores na competitiva indústria de produtos para saúde, equipamentos médicos, materiais, reagentes e dispositivos para diagnóstico, padrões e princípios ativos para uso humano e animal.

Outro foco é dominar o conhecimento científico-tecnológico em áreas estratégicas, para ampliar o acesso da população a produtos seguros, confiáveis e eficazes em linha com a consolidação do Sistema Nacional de Saúde (SUS).

Domínio de tecnologias de fronteira, redução de custos, absorção de conhecimento, formação qualificada de recursos humanos, desenvolvimento social, econômico e acesso da população a produtos estratégicos são os principais pilares de sustentação do projeto.

Por meio do consórcio, o Tecpar vai absorver tecnologia e fabricar os produtos, verticalizando seu parque industrial e tecnológico, destinando-os prioritariamente para o sistema público de saúde.

Além disso, vai fabricar os produtos com as marcas dos detentores da tecnologia original que poderão ser comercializados no mercado privado e ou exportados.

Os kits diagnósticos e os produtos para saúde são de uso comum das demais populações do mundo, especialmente aquelas menos assistidas, onde o país já presta apoio humanitário e tecnológico. Os produtos exportados levarão a marca da fabricação realizada pelo Tecpar no Brasil.

O Tecpar foi o parceiro escolhido pelo consórcio por sua capacitação, vocação, infraestrutura e experiência em trabalhar em parcerias estratégicas e incubadas no próprio parque tecnológico, além dos recursos humanos e a sinergia com as universidades estaduais.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile