Bionym apresenta pulseira com autenticação biométrica por batimentos cardíacos

0

Uma grande tendência de segurança entre os fabricantes de smartphones como Apple e Samsung é a leitura biométrica – em ambos os casos, por meio de impressão digital. A proposta da canadense Bionym é eliminar até a etapa de precisar colocar o dedo no sensor. A companhia está por trás da pulseira inteligente Nymi, um dispositivo vestível (wearable device) que permite autenticação por meio de reconhecimento dos batimentos cardíacos do usuário.

Segundo o CEO da empresa, Andrew D'Souza, a ideia não é fazer uma simples pulseira inteligente para monitoramento de atividades físicas. "Não queremos construir um dispositivo vestível (tradicional), nosso negócio é ajudar na prevenção ao roubo de identidade, provendo maior segurança", disse ele durante apresentação nesta quarta-feira, 1º, no Fórum Mobile + em São Paulo.

D'Souza garante que a taxa de falsos positivos e negativos no processo de autenticação da Nymi é semelhante ao de leitores de impressões digitais. "Nos últimos seis meses, desenvolvemos o equipamento. E quanto melhor fica o hardware, melhor fica o algoritmo", detalha. O executivo explica que, mesmo se a pessoa estiver com batimentos acelerados ou tomando medicação, por exemplo, a assinatura do eletrocardiograma (ECG) do usuário continua única e identificável. A pulseira registra cinco amostras por segundo para fazer a medição, o que garante um sistema de autenticação contínuo.

A pulseira se comunica via Bluetooth Low Energye (BLE) com vários dispositivos por meio de aplicativos específicos para Android, Windows, Mac OS X e iOS. Além das funções de autenticação, a Nymi permitirá receber notificações, desbloquear os telefones (menos o iPhone) e até efetuar comandos por meio de gestos. O CEO da Bionym declara estar negociando com empresas de pagamento e companhias de fechaduras para a implantação de um sistema que converse com a pulseira.

A Nymi está disponível inicialmente em pré-venda por US$ 79, com possibilidade de entrega ao Brasil via importação. Segundo D'Souza, a primeira leva ainda está em testes na sede da Bionym em Toronto, enquanto o projeto aguarda mais interessados – atualmente há 8.960 pedidos online. "Esperamos os primeiros 1 mil nos próximos meses, e vamos lançar antes do final do ano", prometeu. No futuro, talvez o Nymi evolua para um relógio inteligente. Perguntado por este noticiário, Andrew D'Souza disse que há a possibilidade de implantar no futuro, em uma segunda versão, uma tela como nos concorrentes Apple Watch e Moto 360. Mas ainda não há previsão no momento.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.