Mercado de TI recua pela primeira vez no Brasil pressionado por alta do dólar e custo com pessoal

1

Com um crescimento historicamente próximo de 10% ao ano, o mercado brasileiro de TI que já vinha encolhendo desde 2012 com a desaceleração da expansão para o patamar de 6%, acompanhando apenas a inflação, registrou uma piora no primeiro semestre deste ano.

Houve uma piora nas condições financeiras das empresas e os gastos com TI ficaram estagnados em relação ao ano passado, de acordo com um levantamento da IT Data, empresa brasileira de pesquisa e estudos de mercado e consultoria. Segundo o estudo, vários segmentos como a indústria, agronegócio e utilidades públicas contribuíram para a queda do resultado geral.

"Importante mencionar que o custo da mão de obra de TI está aumentando. Isso compromete a capacidade de novos investimentos por parte das empresas, uma vez que boa parte do orçamento é direcionada ao pagamento de pessoal", explica Ivair Rodrigues, diretor de pesquisa da IT Data.

A capacidade de consumo das pessoas que compram produtos de informática também piorou bastante este ano. Segundo o analista, houve aumento de preços devido a valorização do dólar, há mais dificuldade na obtenção de crédito e o consumidor está mais endividado.

Além disso, houve uma mudança de comportamento de compra. O consumidor continua comprando PCs, mas trocando menos o produto. Por outro lado, o interesse dele hoje está voltado aos smartphones, que terão um crescimento de 34% nas vendas neste ano. "Mesmo os tablets correm o risco de perder espaço para os smartphones com telas maiores, o que está sendo uma tendência muito forte", afirma Rodrigues.

Com isso, o mercado de TI caiu 1% no primeiro semestre deste ano em relação ao mesmo período do ano passado, o que é um resultado inédito no Brasil. Para o segundo semestre, a IT Data não vê possibilidade de haver uma grande recuperação no mercado de TI de modo geral.

"Vários segmentos estão com dificuldades financeiras e a apreensão sobre os rumos da política econômica brasileira ainda cria incertezas. O aumento do dólar faz com que os preços de aquisição de hardware e software subam, pressionando o bolso tanto das pessoas físicas quanto o das empresas."

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.