Primeira certificação digital móvel brasileira é lançada no Fórum Mobile+

0

Aproveitando o último dia do Fórum Mobile+ em São Paulo nesta quarta-feira, 1º, a brasileira eSEC lançou o site para desenvolvedores incorporarem a primeira solução de certificação eletrônica nacional para ser usada por dispositivos móveis, a Certillion. Como utiliza plataforma web, os interessados não precisam baixar kit de desenvolvimento de software (SDK), apenas testar e colocar em produção. A novidade foi desenvolvida ao longo de três anos pela eSEC, com apoio da Finep, e será adotada inicialmente pela goiana Soluti, uma das poucas autoridades certificadoras privadas do país.

A cobrança será feita por assinatura digital feita, com o preço variando de acordo com o volume. É diferente da praxe do mercado de certificação digital, em que geralmente se cobra uma licença única para uso ilimitado. O presidente do conselho administrativo da Soluti, Vinícius Sousa, explica que isso é uma prática "mais justa para o usuário e para as organizações que querem consumir essas assinaturas — e, por ser flexível, encaixa-se melhor em nichos do mercado". O preço, diz Sousa, varia de R$ 0,10 a R$ 3 por assinatura, de acordo com o volume contratado. "Mas temos feito propostas bem agressivas. Queremos ver a tecnologia nas mãos das pessoas, queremos ter massa crítica", diz.

De acordo com o diretor de tecnologia da eSEC, Rodrigo Sodré, a empresa está negociando pilotos com empresas, bancos e fornecedores. "Para ter a aplicação imediata, mais prática, desenvolvedores e provedores de serviço podem solicitar transações assinadas (com o certificado), e o próprio usuário com assinatura digital pode instalar no celular e instalar no computador – o Certillion permite transferir para o celular para usar o certificado como um token virtual", disse ele.

A solução utiliza dois níveis de certificação, nas camadas de software e hardware, identificando se o aparelho é legítimo da mesma forma como bancos fazem com aplicações que precisam que os telefones sejam liberados. Assim, a Certillion pode bloquear o acesso ao backup do dispositivo se ele não for autenticado, por exemplo. No caso de um smartphone Android, a solução permite até a blindagem do ambiente. "Se tem um vírus, ele bloqueia e não consegue capturar a tela e recuperar a chave", diz Sodré. O aplicativo está disponível também para iOS, Java e BlackBerry.

A interface no smartphone funciona de maneira simples, exigindo autenticação por senha uma vez que o dispositivo esteja com o certificado. Sodré explica que comparar esse recurso com outras plataformas de autenticação, como a biométrica (sem o certificado), é uma troca da segurança pela conveniência. "Eu acho isso uma abordagem estranha. Todo mundo sabe que certificação digital é o modelo mais forte, só que ninguém levanta a bandeira porque é complexo e tem custo. Em vez de oferecermos mecanismos mais frágeis, estamos oferecendo um melhor e ultrapassando essa barreira", diz. "O mercado é que vai dizer qual tecnologia vai vingar".

Na visão dele, a grande vantagem é que a certificação digital pode ser usada com outras aplicações. "Serve como pagamento, para médico assinar laudo, contadores assinarem balanço contábil… Não vejo uma situação na qual a certificação não seja a tecnologia ideal", diz.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.