O Consórcio Magalu, plataforma de consórcios da Magazine Luiza, vai usar um chatbot para atender pelo WhatsApp. Usando apenas o app, será possível consultar extratos, solicitar segunda via de boleto, ofertar lances, checar resultados de assembleias e modalidades de contemplação por lance, obter informações sobre o funcionamento do consórcio e também fazer atualizações cadastrais.
A expectativa é que o chatbot reduza em 20% a demanda pelo suporte telefônico do Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC) até o final de 2020. Essa ação será mais um passo na digitalização do Consórcio Magalu que, recentemente, passou por uma transformação digital, a qual possibilitou aos clientes a realização de todos os processos via online, sem sair de casa.
A ferramenta utiliza os serviços de inteligência artificial da IBM, o Watson Assistant, contando com Menu Operacional quando for acionado e também de forma ativa, quando o usuário for impactado por uma mensagem em seu celular. Essa sistematização foi realizada pelas integradoras: Wavy e a DataH, empresas que viabilizam a entrada de companhias de pequeno e médio porte na operação da IBM.
A partir de 2021, a iniciativa prevê também a venda de cotas de consórcio pelo aplicativo de conversas.