Publicidade
Início Blogueria Brasil começa a reconhecer oportunidades da Inteligência Artificial

Brasil começa a reconhecer oportunidades da Inteligência Artificial

2
Publicidade

Aproveitar as oportunidades e se posicionar parece ser uma dificuldade que o Brasil tem. Quanto à Inteligência Artificial (IA), no entanto, o ano de 2021 tem sido de superação. O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações publicou a Estratégia Brasileira de Inteligência Artificial (EBIA) e o seu debate está acontecendo em fóruns abertos para a sociedade civil. Também, recentemente, a Câmara dos Deputados aprovou o PL 21/2020, do Marco Legal da Inteligência Artificial, que agora tramitará no Senado Federal.  

Embora sejam os primeiros passos, tais políticas públicas estão no cerne de um país que anseia um futuro diferente e que participe e desfrute das possibilidades em curso pela transformação digital. Esses elementos são fundamentais para a promoção de um ambiente de confiança e segurança, onde a utilização e a inovação propiciadas pelo desenvolvimento da IA possa florescer de maneira consciente e ética.  

Larissa Militão

Para 2024, a Brasscom prevê que o país deverá receber R$ 11,5 bilhões em investimentos em Inteligência Artificial. Para que tais aportes cheguem ao Brasil, é necessário gerar condições para o desenvolvimento e a adoção de soluções em IA – seguindo uma abordagem global baseada na gestão de riscos e na regulação principiológica, e não criando barreiras ex-ante que podem inibir as vantagens competitivas do país.  

Vale ressaltar a relevância da adoção de tecnologias de IA e suas aplicações de soluções tecnológicas nos diferentes setores da sociedade, como segurança, saúde, meio ambiente, transportes, agricultura, varejo, energia, entretenimento, telecomunicações, serviços financeiros. O aumento da oferta, da acessibilidade e da inclusão aos serviços públicos é outro diferencial, além de torná-los mais eficientes. Tais oportunidades visam melhorar no nosso cotidiano, a qualidade de vida e a produtividade, com a eficiência na tomada de decisão, além de reduzir custos ao otimizar os recursos. As tecnologias digitais permitem a prestação de serviços personalizados e de qualidade, essenciais para atender às expectativas do cidadão na Era Digital.  

Prática  

Um exemplo dos benefícios trazidos pela adoção da IA no Brasil é a criação de tecnologia capaz de reduzir o risco de quedas em ambientes hospitalares, problema recorrente em internações. A Microsoft Brasil, em parceria com o Hospital 9 de Julho, desenvolveu solução de IA que, entre outras atividades, monitora os pacientes e emite alerta à equipe hospitalar em caso de quedas, permitindo que os profissionais possam imediatamente verificar a situação ocorrida.  

A adoção da IA, diferentemente do que o senso comum acha, gera novas oportunidades de trabalho, com competências e perfis profissionais voltados para a realização de atividades cognitivas, dinâmicas e intelectuais. O Macrossetor de Tecnologia da Informação e Comunicação vem apresentando uma crescente de contratações, além de contar com remunerações substancialmente maiores que o salário médio nacional, e essas iniciativas corroboram com esse cenário auspicioso.  

É fato que o incremento, incentivo e treinamento dos recursos humanos é essencial para que as oportunidades trazidas pela IA se materializem e, por aqui, gerem externalidades. Nesse sentido, é importante o estímulo, público e privado, em ações de capacitação e qualificação profissional que incluam competências da realidade da IA.  

O Brasil ainda tem um longo caminho até a plena adoção da IA. O início está correto, na busca da uniformização e fortalecimento da governança para o fomento e o desenvolvimento dessa tecnologia, de modo a conferir coerência às ações sobre o tema e segurança jurídica na atração dos investimentos.  

No entanto, precisa estar no radar que a educação e formação de talentos é estratégico para que possamos desfrutar e aproveitar as oportunidades trazidas pela Inteligência Artificial. Dessa forma, o país continuará o seu processo de transformação digital e se alinhará aos países que já anunciaram medidas de promoção, uso e o desenvolvimento da IA, como Estados Unidos, Austrália, Canadá, França, Japão e China. 

Larissa Militão, formada em Relações Internacionais, com pós-graduação em Administração de Empresas e, atualmente, cursa especialização em Assessoria Política. Já atuou em consultoria de relações governamentais e, hoje, desempenha a função de analista de Relações Governamentais e Institucionais na Brasscom, secretariando o Grupo Temático de Trabalho de Regulação e Internet. 

Sergio Sgobbi, graduado em Ciências Sociais pela Unesp e Administração pela Uniara, doutorando em Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente. Atuou como consultor em gestão empresarial para micro e pequenas empresas para o Sebrae/SP e facilitador de cursos nas áreas de RH e Gestão Estratégica de Negócios. Desempenhou a função de Secretário de Desenvolvimento Econômico do Município de Araraquara. Desenvolve na Brasscom a função de diretor de Relações Institucionais e Governamentais. 

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile