Metaverso, o novo mundo que vai bombar nesta década

0

O hype do momento é o metaverso. Um recurso que cria um mundo virtual que replica a realidade por meio de dispositivos digitais, permitindo a interação entre os mundos on e offline. Parece até coisa de filme de ficção científica, mas é uma realidade cada vez mais próxima do nosso dia a dia. Games como Roblox e Fortnite, nos quais os gamers interagem com o mundo inteiro por meio de avatares personalizáveis, são considerados pequenas demonstrações do potencial do metaverso. O Fortnite já realizou até shows de artistas no jogo usando avatares, como do rapper Travis Scott.
 

Gigantes como o Facebook e Microsoft já declararam que estão trabalhando no desenvolvimento de produtos metaverso utilizando recursos como realidade virtual, realidade aumentada, inteligência artificial, NFT (tokens não-fungíveis) e blockchain. A Microsoft lançou neste ano o Mesh, serviço que viabiliza as reuniões em holograma e que funciona com o HoloLens, óculos de realidade mista. Já o Facebook está testando o Horizon Workrooms, app usado nos fones de ouvido de realidade virtual Oculus Quest 2, que permite que as pessoas entrem em escritórios virtuais como avatares e participem de reuniões em real time – inovações focadas no mundo corporativo pós-pandemia. 

O tema está em alta também em outros mercados além das big techs, como o da moda e da publicidade, principalmente após o expressivo crescimento do setor digital no último um ano e meio. Em 2021, a marca Gucci lançou um tênis digital usando realidade aumentada. Batizado de The Virtual 25, a peça, que custava entre US?9 e US?12 no aplicativo da marca, gerou bastante buzz no mercado. O Boticário criou uma loja conceito virtual dentro do jogo Avakin Life no qual os jogadores trocavam pontos por "BotCoins" que se transformavam em recompensas dentro do jogo, e o Yahoo Creative Studios, do Yahoo, desenvolveu uma experiência em realidade estendida para a marca Beefeater, da Pernod Ricard, que permitia ao usuário conhecer, em um anúncio, e de forma interativa, a nova embalagem do gin. 

Neste ano também, a Havaianas leiloou sua primeira coleção em NFT, desenvolvida em parceria com o designer e artista Adhemas Batista. Aliás, o NFT tem sido a principal porta de entrada das marcas no mundo do metaverso. O McDonald´s promoveu na França uma campanha que sorteou quatro NFTs aos ganhadores em formato dos ícones da rede de fast-food. Já o Taco Bell replicou seus tacos em forma de NFT e a Pizza Hut criou uma fatia pixelada. A Nike desenvolveu versões digitais de seus calçados físicos e a Louis Vuitton tem usado a tecnologia para rastrear a procedência de seus produtos (combatendo a falsificação dos itens). 

Inúmeros exemplos que mostram as diversas oportunidades de interação e, principalmente, negócios que o universo metaverso tende a proporcionar. Com o avanço da Internet das Coisas a partir do 5G, quando tudo que fizermos digitalmente estiver em completa conexão, os avanços tecnológicos e o acesso mais fácil a aparelhos de realidade virtual, essa tecnologia fará cada vez mais parte do nosso dia a dia, da ida ao trabalho ou à escola até a realização de compras e a interação com amigos. Um novo mundo que está cada vez mais próximo de nós. 

Cesar Sponchiado, CEO da Tunad – Moment Marketing Platform.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.