Brasil e Alemanha apresentam à ONU proposta conjunta contra espionagem

1

Os governos do Brasil e da Alemanha entregaram nesta sexta-feira, 1º, à Terceira Comissão das Nações Unidas o projeto conjunto de uma resolução sobre direito à privacidade digital, em resposta às recentes denúncias sobre a espionagem praticada pela NSA (Agência Nacional de Segurança) dos Estados Unidos a empresas, governos e cidadãos. A proposta, denominada Direito à Privacidade na Era Digital, será entregue à comissão, que é subordinada à Assembleia Geral da ONU. Para entrar em vigor, ela terá de ser aprovada por maioria simples pelas delegações dos 193 países-membros da organização.

O texto estabelece, entre outras coisas, que os mesmos direitos que as pessoas possuem em rede (online) devem ser protegidos fora dela (offline), em particular o direito à privacidade. O documento conclama os Estados a "estabelecerem mecanismos nacionais independentes de supervisão, capazes de assegurar a transparência do Estado e sua responsabilização em atividades relacionadas à vigilância das comunicações, sua interceptação e coleta de dados pessoais".

Segundo o site do Ministério das Relações Exteriores do Brasil, o texto será analisado pela Terceira Comissão da Assembleia Geral e, posteriormente, pelo plenário da  assembleia. O Brasil está articulando diplomaticamente as posições dos países para viabilizar a aprovação. Com informações da Agência Brasil.

1 COMENTÁRIO

  1. A atitude conjunta dos governos brasileiro e alemão são importantissimos para a soberania nacional destes países e tambémpara mostrar aos EUA que por serem a nação mais influente no mundo geopoliticamente falando,este fato não lhes dá o direito a bisbilhotar a vida dos outros.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.