Realizada a primeira cirurgia no Brasil com o uso do Google Glass

0

No dia 25 de outubro útimo foi realizada a primeira cirurgia no Brasil com o auxílio do Google Glass. A iniciativa foi possível através da aliança entre a Onoffre Consulting – online & offline revolution-, consultoria especializada em mobile, wearable devices e tecnologias de vanguarda e o Instituto Lubeck, renomada instituição de ensino e pesquisa de cirurgias laparoscópicas.

O Google Glass foi utilizado pelo dr. Miguel Pedroso, coordenador do Instituto Lubeck, com dois objetivos: assistir a vídeos de orientação do procedimento cirúrgico que estava realizando, comandados por voz, e transmitir e receber orientações de um médico a distância, através de um Hangout.

A cirurgia realizada foi uma colec"tomia direita, um complexo procedimento de retirada parcial do cólon. A operação ocorreu no hospital São Camilo, em Salto, interior de São Paulo. A cirurgia faz parte do programa de treinamento "ColoLap", que visa ensinar novas técnicas em cirurgias colorretais laparoscópicas. O curso é composto de aulas práticas, teóricas e materiais didáticos em vídeo (VideoAtlas), que mostram passo-a-passo a realização de uma laparoscopia colorretal. O Instituto ainda provê tutorias durante a realização das primeiras cirurgias feitas pelos alunos do curso.

"O resultado dessa experiência não poderia ter sido mais satisfatório. Assistir aos vídeos (VideoAtlas) do curso ColoLap é muito útil em casos em que o cirurgião ainda não está familiarizado com as técnicas e procedimentos cirúrgicos. Ter o material em vídeo facilmente acessível por comandos de voz traz segurança para os médicos na hora da operação", comenta o dr. Miguel Pedroso.

A utilização do sistema de Hangouts para tutorias a distância também se provou muito eficiente. "Com ele, até sete médicos podem fornecer orientações em tempo real ao cirurgião que está realizando a operação. O Google Glass é particularmente interessante nesse sistema, pois os orientadores podem ver o ponto de vista de quem está operando", diz Ricardo Longo, diretor da Onoffre Consulting. O Hangout da cirurgia foi feito entre os drs. Miguel Pedroso, que estava operando, e Mauro Pinho, que orientava a cirurgia em outro local, cercado de alunos do curso.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.