A Stefanini, empresa com mais de dezessete mil funcionários e que oferece soluções e serviços de terceirização em TI, contatou a IBM para otimizar os processos de seus 30 centros de desenvolvimento, distribuídos por países como Estados Unidos, Filipinas, Índia, México, Peru, Colômbia, Romênia, China e Brasil.
Para manter a qualidade do atendimento oferecido pela companhia, foi implementada a plataforma de colaboração IBM Rational, viabilizando a sincronização do trabalho das equipes da empresa, que operam em posições geográficas e fusos horários diferentes. Agora, os profissionais podem trabalhar no formato 24×7 de forma integrada e conseguem desenvolver os mesmos projetos seguindo padrões semelhantes, independente da localização.
“A solução baseada na plataforma IBM Rational gerou mais sinergia entre as equipes e níveis mais elevados de produtividade e qualidade”, afirmou Bráulio L. de Carvalho, vice-presidente de Aplicações da Stefanini.
O ambiente completo possui capacidade de expansão e envolve vários módulos do software IBM. O principal, Collaborative Lifecycle Management (CLM), que engloba IBM Rational Requirements Composer, IBM Rational Team Concert e IBM Rational Quality Manager, coordena as atividades de desenvolvimento, desde o estudo dos requisitos técnicos e de negócios e o plano de projeto até o desenvolvimento, a compilação e os testes de qualidade.
Com a reestruturação, a empresa passou a acompanhar e administrar cada etapa do ciclo de desenvolvimento, que teve o seu tempo reduzido – com a solução colaborativa, um projeto pode ser finalizado em 150 dias, o que antes levava cerca de 250 dias para ser concluído. “É possível apresentar relatórios online aos clientes, gerenciar melhor os custos e listar os recursos mais ociosos ou com maior demanda, por exemplo. O resultado são projetos mais rápidos, com qualidade superior e, consequentemente, clientes mais satisfeitos”, concluiu Carvalho.