FCC deve apresentar proposta híbrida para neutralidade

0

agência reguladora norte-americana, a Federal Communications Commission (FCC), sinalizou em maio mudanças nas regras de neutralidade de rede com a proposta de regulamentação da Open Internet nos Estados Unidos, para permitir que provedores de Internet (ISPs) pudessem cobrar a mais pelo tráfego de provedores de conteúdo over-the-top (OTT) pesado, como Netflix ou serviços de games online. Mas a proposta gerou críticas tanto da sociedade civil quanto de operadoras dos EUA. Agora, o chairman da FCC, Tom Wheeler, quer uma nova alternativa: promover uma abordagem híbrida, oferecendo neutralidade para o usuário, mas permitindo a negociação entre ISPs e companhias de conteúdo.

Citando "pessoas familiares com a linha de pensamento" de Wheeler, o The Wall Street Journal afirma que essa mudança visa dar mais poderes à FCC para regular serviços de banda larga. A proposta, que as fontes do jornal dizem que não é final ainda, precisaria passar por votação entre os cinco membros da Comissão, composta por três democratas e dois republicanos, e "certamente" iria enfrentar desafios legais para ser implantada.

Reclassificar a banda larga e deixar que a entidade julgue se qualquer acordo é anticompetitivo ou não poderia ser conseguido ao classificar a Internet como um serviço de "transporte comum", ou uma utility pública. Mas esse não é o desejo dos ISPs, que preferem ser classificados como serviços de informação, deixando-os menos sujeitos a regulações (e obrigações).

A saída, portanto, seria o conceito híbrido, separando a banda larga em dois serviços: o de varejo, para os consumidores; e o de back-end, onde os provedores servem como canos para os sites distribuírem conteúdo. Nessa operação no atacado a FCC classificaria o serviço como transporte comum. A vantagem é que isso não teria efeito retroativo, que obrigaria a FCC a reverter decisões anteriores nas quais regulou provedores de banda larga.

O novo plano seria baseado em propostas submetidas na consulta pública pela Fundação Mozilla (responsável pelo navegador Firefox e pelo sistema Firefox OS) e a organização não-governamental de defesa a direitos digitais Center for Democracy and Technology. As novas regras da FCC deverão ser estabelecidas até o final do ano.

Na prática

A visão da FCC é que, revisando caso a caso os contratos de troca de tráfego, permitiria uma regulação para não haver práticas anticompetitivas. A abordagem claramente vai contra a visão de provedores OTT, como o Netflix, e do próprio presidente norte-americano, Barack Obama, que defendeu abertamente a neutralidade de rede pura e simples. E é bom lembrar que os democratas são maioria na votação da Comissão.

Outro possível revés é que, segundo uma fonte do WSJ, a proposta até seria mais tolerável, mas enfrentaria os mesmos desafios legais da parte dos ISPs que uma completa reclassificação da banda larga teria. E a Verizon já adiantou que não permitiria essa reclassificação. Além disso, a burocracia de avaliação caso a caso poderia afastar provedores de conteúdo OTT menores ou start-ups, desencorajando a negociação. Na prática, vai criar uma Internet com duas vias da mesma forma que a proposta dos ISPs, impedindo qualquer conceito de neutralidade de rede e tendo potencial de prejudicar usuários finais.

Efeitos no Marco Civil

É uma abordagem semelhante ao que pode acontecer no Brasil. Se vingar, a proposta da FCC poderia gabaritar a regulamentação da neutralidade no Marco Civil com definições semelhantes. Membros da Anatel sinalizam pelo entendimento que tais contratos de troca de tráfego para priorizar o fluxo de OTTs seriam tecnicamente possíveis, até utilizando o Sistema de Negociação de Ofertas de Atacado (SNOA). A agência brasileira ainda favorece os modelos de negócios de Internet gratuita, especialmente para o acesso móvel

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.