Publicidade
Início Notícias Comunicações Facebook desenvolve switch ótico e dispositivo de rede sem fio de código...

Facebook desenvolve switch ótico e dispositivo de rede sem fio de código aberto

0
Publicidade

Depois de investir em equipamentos e servidores para data centers, o Facebook tem agora em sua mira o bilionário mercado de equipamentos de telecomunicações. A empresa revelou nesta terça-feira, 1°, detalhes de seu plano para disputar esse filão. Isso inclui um novo produto de rede a ser desenvolvido pela empresa que vai compartilhar livremente, bem como um dispositivo de rede sem fio de código aberto.

O Facebook anunciou um equipamento de rede batizado de Voyager, a primeira “white box” que reúne um transponder e um dispositivo de roteamento para redes óticas Open Packet DWDM. A empresa também está desenvolvendo um projeto chamado OpenCellular, cujo objetivo é criar um novo ecossistema sem fio aberto. A estratégia é concorrer com fornecedores tradicionais do mercado de telecom como Huawei, Alcatel-Lucent, Ciena, Cisco, Fujitsu, Juniper Networks e outras.

“Com o consumo de vídeo e a ascensão da realidade virtual, maiores e melhores redes são necessárias. Nos próximos anos, todos nós precisamos trabalhar juntos para compreender os desafios específicos de conectividade em cada mercado e desenvolver novas tecnologias e processos para enfrentar esses desafios”, disse Jay Parikh, diretor de infraestrutura e engenharia do Facebook.

A estratégia do Facebook na área de telecomunicações é semelhante ao projeto Open Compute (OCP), anunciado em fevereiro, para o desenvolvimento de “hardware de código aberto” para data centers, em que engenheiros de diferentes empresas trabalham juntos para projetar os novos sistemas. O OCP nasceu há cinco anos e gerou um segmento “cultlike” inspirando em outras empresas de internet, como o LinkedIn, para projetar as suas próprias redes e equipamentos de data center.

Quando a Apple se recusou a participar do OCP no ano passado, toda a sua equipe de rede teria ameaçado deixar a empresa na mesma semana. A Apple aderiu mais tarde ao OCP. Essa equipe lançou uma startup chamada SnapRoute, que oferece software de rede de código aberto. Esse software também está alimentando o novo switch ótico Voyager.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile