Digitalização reduz tempo de produção de petróleo e gás em empresas

0

Tomadas de decisão mais rápidas e melhores e menos tempo para o início de produção estão no topo da lista dos benefícios que as tecnologias digitais podem gerar para empresas upstream de petróleo e gás, revela novo estudo da Accenture e da Microsoft. Respondentes do estudo "Accenture and Microsoft 2017 Upstream Oil and Gas Digital Trends Survey" também avaliaram o valor monetário das tecnologias digitais e perceberam o potencial da próxima onda para transformar ainda mais seus negócios, apesar dos baixos preços do petróleo.

Convidados a identificar as principais formas com que digital beneficia seus negócios, uma tomada de decisão melhor e mais rápida manteve a posição de destaque para 30% dos entrevistados, assim como na edição 2016 do estudo. Contudo, um tempo menor para o início da produção de petróleo e gás subiu do quinto para segundo lugar, com 19% das respostas. A redução de risco possibilitado pelo suporte de decisão em tempo real foi o terceiro ponto mais importante (12%).

Já em sua sexta edição, a pesquisa global mostrou que as áreas upstream com maior potencial de se beneficiar com digital são produção (28%), geológica e geofísica (27%) e perfuração e terminação (19%). Quase dois terços (62%) dos mais de 300 profissionais entrevistados percebe o valor de negócio das tecnologias digitais, com 27% estimando-o entre US$ 50 e 100 milhões, ou mais, para suas empresas.

No entanto, 14% dos entrevistados em empresas upstream não sabe qual valor monetário digital está sendo entregue, 20% não o medem e 4% acredita que digital está adicionando valor a seus negócios hoje em dia.

A maioria dos entrevistados espera que suas empresas percebam o valor das tecnologias digitais e 73% afirmam que a maioria de seus campos de petróleo e gás estará totalmente automatizada usando essas tecnologias em três a cinco anos.

Empresas upstream estão concentrando seus investimentos nas seguintes tecnologias digitais: dispositivos móveis (56%), computação em nuvem (45%), big data e analytics (43%) e IoT (42%). As áreas com prioridade de investimento nessas áreas são gestão de recursos e manutenção, gerenciamento de projetos de capital e otimização de produção.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.