A 5G Americas, a associação setorial e a voz da 5G e LTE para as Américas, divulgou relatório apresentando conceitos básicos da arquitetura de segurança de redes 5G. O documento representa uma evolução das melhores práticas para pessoas, processos e ferramentas, já que ela será uma plataforma para aplicativos da Internet das Coisas (IoT), como sensores de trânsito e serviços de veículo-para-infraestrutura (V2I).
De acordo com a entidade, é importante fechar as redes contra ataques externos, evitando acesso a esses dados, o sequestro de dispositivos IoT ou a interrupção de serviços usando ataques de Negação Distribuída de Serviço (DDoS). Felizmente, a 5G Americas enxerga que a segurança foi uma das prioridades na arquitetura desenvolvida pela 3GPP, a organização global de padronização. A arquitetura aproveita da forte segurança a tecnologia LTE já oferece e que serviu como base para desenvolvimento da 5G.
A segmentação de redes, por exemplo, é uma medida comprovada do mundo de TI corporativo usada para mitigar riscos para a segurança. A 5G introduz o conceito de fatiamento de redes (network slicing), que oferece às operadoras móveis possibilidades de segmentação que antes não eram possíveis.
O relatório também avalia as diferenças entre as tecnologias 5G, 4G e 3G em termos da arquitetura das redes core e de rádio, e como essas diferenças afetam os mecanismos de segurança disponíveis para as operadoras móveis, seus parceiros de negócios e clientes. Por exemplo, a 5G é a primeira arquitetura móvel projetada para suportar múltiplos casos de uso específicos, cada um com seus próprios requisitos de segurança digital.
As funções e arquiteturas chaves das gerações anteriores ainda serão compatíveis com o ecossistema 5G. A 5G viabiliza a proliferação de tecnologias de acesso de todos os tipos, com velocidade de transmissão de dados que variam de Gbps até kbps, com e sem licenciamento, baseadas em grandes faixas de espectro, inclusive tecnologias desenvolvidas por outras organizações de padronização além da 3GPP.
O relatório A Evolução da Segurança em 5G foi escrito pelos membros da 5G Americas e pode ser baixado gratuitamente do site da 5G Americas. O grupo que desenvolveu o relatório foi liderado por Sankar Ray, da AT&T, e Mike Geller, da Cisco, com o apoio do Conselho da 5G Americas, que participou no desenvolvimento deste relatório.