Rodovias Federais contarão com app que permite desconto no pagamento de infrações de trânsito

0

A Polícia Rodoviária Federal aderiu ao Sistema de Notificação Eletrônica (SNE), aplicativo desenvolvido pelo Serpro que permite desconto de até 40% no pagamento de infrações de trânsito. Como o DNIT já utilizava a tecnologia, todas as vias federais passam a ser atendidas pelo app, o que representa uma cobertura de cerca de 1,7 milhão de quilômetros de estradas e rodovias distribuídas por todo o país.

Desde o lançamento do Sistema de Notificação Eletrônica em novembro de 2016, cerca de quinhentas mil multas já foram pagas utilizando a tecnologia. Um valor de aproximadamente R$50 milhões em infrações foi quitado com o desconto de 40%. "Isso representou uma economia de cerca de R$ 33 milhões para os cidadãos brasileiros", explica Glória Guimarães, diretora-presidente do Serpro. O aplicativo já tem mais de um milhão de veículos cadastrados. As maiores frotas são do Distrito Federal, São Paulo, Santa Catarina e Minas Gerais.

Por que o desconto?

As vias do país são administradas por órgãos autuadores diversos, que podem ser nacionais, como o DNIT, regionais, em geral representados pelos Detrans e, ainda, municipais. Quando o órgão faz a adesão ao SNE, passa a ter a capacidade de encaminhar as autuações aos proprietários de veículos diretamente por um dispositivo móvel.

A economia com a impressão, envio pelo correio e trâmite administrativo da notificação e do boleto de cobrança podem então ser repassada ao cidadão ou empresa. Daí a possibilidade de descontos de 20%, para quem quiser recorrer da multa, e 40%, para quem abrir mão do recurso. Outra vantagem é que o condutor fica sabendo da infração praticamente em tempo real.

O aplicativo pode ser baixado para dispositivos android ou ios. Pessoas jurídicas e físicas com certificado digital podem utilizar o SNE acessando o ambiente web.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.