Publicidade
Início Notícias Inovação EMBRAPII registra marca de 800 projetos em inovação

EMBRAPII registra marca de 800 projetos em inovação

0
Publicidade

A EMBRAPII (Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial) acaba de superar a marca de 800 projetos de inovação que unem a indústria e a pesquisa brasileira.  Em seis anos de atuação, foram 566 empresas de todos os portes beneficiadas com o modelo de atuação da instituição que, além de recursos não-reembolsáveis, oferece uma rede de centros de pesquisas capacitados para criar soluções para o mercado.
 
“Para serem competitivas, as empresas brasileiras precisam investir em inovação e a EMBRAPII oferece tais possibilidades em um processo sem burocracia, ágil e flexível. Como há certo grau de dificuldade para as empresas abraçarem com mais ênfase a inovação, a EMBRAPII se constitui em braço operacional altamente eficiente e vantajoso”, destaca o diretor-presidente, Jorge Guimarães.
 
Os projetos EMBRAPII atendem a demanda por inovação em diferentes áreas, como agronegócio, saúde, energia, mineração, manufatura 4.0, internet das coisas (IoT), entre outras, e diversos deles já estão no mercado nacional e internacional contribuindo para que pequenas e grandes empresas possam ter suas ideias viabilizadas, de acordo com suas necessidades.
 
Para que isso seja possível, a EMBRAPII atua por meio da cooperação com instituições de pesquisa científica e tecnológica, públicas ou privadas, tendo como foco as necessidades da indústria. Atualmente, há 42 Unidades EMBRAPII distribuídas pelo país.
 
A EMBRAPII é uma organização social que tem contrato de gestão com três Ministérios: Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Educação (MEC) e Saúde. O modelo adotado permite rapidez, flexibilidade e risco reduzido no apoio a projetos de PD&I. Na prática, funciona assim: as empresas que possuem um projeto avaliado como inovador devem se associar a uma das unidades que avaliam os projetos, analisam questões como viabilidade técnica e interesse do mercado. Caso aprovados, os gastos para seu desenvolvimento são divididos em três partes. A EMBRAPII fica responsável por um terço do investimento, outro terço é garantido pela Unidade ao disponibilizar mão de obra qualificada e equipamentos, e a empresa financia o restante.
 
Projeto 800
 
O projeto de número 800 pretende desenvolver um sistema inteligente, baseado nos conceitos de indústria 4.0 e IoT, para automatizar o processo de fabricação de antenas parabólicas. O software permitirá identificar peças defeituosas ou falhas nas máquinas de produção. Em alguns casos, a tecnologia também será capaz de se autoconfigurar para correção do sistema.

Atualmente, erros no processo são identificados no momento final de produção, o que causa perdas de matéria prima, recursos financeiros e humanos. O novo projeto é uma parceria entre a empresa Metalurgia W3SAT e a Unidade EMBRAPII Instituto Federal do Ceará (IFCE) e conta com o investimento total de R$ 379 mil, 1/3 da EMBRAPII.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile