Rede de telecentros de negócios aumenta mais de 200% em um ano

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A rede de Telecentros de Informação e Negócios (TIN), do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (MDIC), cresceu 205% em um ano. Em dezembro de 2005, eram 866 unidades instaladas em todo o país, número que subiu para 2.641 neste ano. A rede é resultado de parceria entre o governo federal, pequenas e microempresas, organizações não governamentais e governos estaduais e municipais, com o objetivo de estimular o desenvolvimento econômico, tecnológico e social.

O telecentro é um espaço equipado com dez computadores conectados à internet e tem o propósito de facilitar o acesso da população às novas tecnologias da informação. O TIN usa o mesmo ambiente para promover a inclusão digital de microempresas, permitindo a realização de negócios pela internet, o que, segundo Ferreira, contribui para aumentar a competitividade. ?Esses telecentros não foram criados por indução, mas por chamadas por meio de edital. Vimos o alto número de respostas. É um indicador da demanda de um país pobre e excluído digitalmente?, observa o diretor de Articulação Tecnológica do ministério, José Rincón Ferreira.

Na avaliação do ministro do Desenvolvimento Social, Patrus Ananias, que participou nesta sexta-feira (1/12), em Brasília, da cerimônia de expansão da Rede Telecentros, a rede abre possibilidades para pequenos empresários e para a formação de empreendedores, além de incentivar o cooperativismo, a economia solidária e as políticas de desenvolvimento local.

Segundo Ananias, entre as principais atribuições dos telecentros estão o auxílio a pequenas e microempresas na realização de negócios, facilitação do comércio exterior, estímulo à geração de trabalho e renda e a inclusão digital da população que não tem acesso a esta tecnologia.

De acordo com o MDIC, neste ano houve um crescimento de 193% na implantação dos telecentros. No ano passado, havia 866 em funcionamento e até o mês de outubro deste ano, já são 2.536 telecentros em operação. A meta para 2007 é instalar uma unidade em cada sede das 1,2 mil juntas comerciais dos estados.

Para impulsionar a expansão da rede TIN, foi lançado nesta sexta-feira (1/12), o Manual do Gestor de Telecentros de Informação e Negócios, que servirá de consulta para gestores e profissionais de telecentros. A publicação aborda tópicos do dia-a-dia: como montar um telecentro; o que um telecentro pode fazer pela comunidade; como montar um plano de negócios; gerando receita e administrando e despesas; e uso de videoconferência.

Para Ferreira, a apostila é um instrumento prático que dá informações básicas. ?É a receita de como fazer operar os telecentros?. O manual estará disponível ao público pela internet e, mais à frente, serão enviados a telecentros de todo o país. As entidades interessadas em sediar um TIN já dispõem de um calendário para o ano que vem, no site www.telecentros.desenvolvimento.gov.br. O primeiro período de inscrições termina em 23 de março.

Com informações da Agência Brasil.

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