Outsourcing de TI cresce 120% na América Latina

0

A terceirização de infra-estrutura de TI deve crescer 120% na América Latina até 2013, em comparação com 2007. Segundo uma pesquisa da Frost & Sullivan, a receita para esse mercado deve ser até lá de US$3,48.

O levantamento credita o sucesso à Colômbia, Venezuela e Argentina, que, mesmo não tendo a maturidade do Brasil, México e Chile, têm apresentado bons resultados para o setor, impulsionados pelo PIB positivo e antecipação ao potencial não explorado.

Os dados apontam que as empresas estão evoluindo gradualmente da terceirização de apenas serviços de infra-estrutura básica, como a co-locação e o hosting, para o outsourcing de toda a sua necessidade de infra-estrutura de TI. Elas estão também seduzidas com as vantagens de redução de custos operacionais, melhora dos sistemas de TI e liberdade para focar nos seus core business.

"O hosting dedicado era o serviço que gerava as maiores receitas no mercado de Outsourcing de infra-estrutura de TI em 2007, mas a sua participação deve diminuir com a comoditização deste serviço", aponta Fernando Belfort, analista de pesquisa da Frost & Sullivan. "Contudo, na Colômbia e na Venezuela este serviço provavelmente se tornará comoditizado apenas em médio e longo prazo, porque a infra-estrutura de serviços de outsourcing de TI nesses países ainda são sub-desenvolvidas", complementa ele.

Enquanto os benefícios inerentes da terceirização estão trazendo maior demanda, as empresas de TI estão também lidando com o crescimento setorial e com regulamentações internacionais que forcem o cumprimento de requisitos específicos de infra-estrutura. O estudo revela que aumento da complexidade das regulamentações como a Sarbanes-Oxley, Basel II e PCI (Payment Card Industry) está também aumentando a assinatura de contratos, apesar do receio de confiar o gerenciamento de suas infra-estruturas a provedores terceirizados.

O estudo é parte do programa de Aceleração para o Crescimento de Aplicações e Serviços de TI da Frost & Sullivan, que também inclui pesquisas nos seguintes mercados: mercado sul-africano de serviços IP armazenados, mercado latino-americano de gerenciamento de serviços de segurança e oportunidades de TI e Telecom no mercado norte-americano de sistemas de automação.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.