everis enfatiza plataforma aberta para atender projetos na área de saúde

0

Uma plataforma aberta para atendimento das equipes médicas de grandes hospitais e serviços públicos de saúde, batizada de ehCOS, é a proposta da everis para atuar no mercado brasileiro de saúde, tendo como know how a experiência de inúmeros projetos desenvolvidos, principalmente, na Europa e América Latina.

Vicente Olmos Fernández-Corugado, sócio-consultor da empresa, explica que o framework de gestão foi desenvolvido do ponto de vista dos médicos e enfermeiras (que têm o conhecimento e a experiência no atendimento do paciente), leva em conta as características e exigências de trabalho desses profissionais, mas por ser aberto e flexível pode se conectar naturalmente com softwares de gestão de BackOffice ou sistemas legados, departamentais ou mesmo especializados.

"A consultoria também se propõe fazer a reengenharia e a busca continua da melhoria dos processos, reduzindo custos e melhorando o retorno sobre o investimento, através de metodologias como LeanHealthcare, que aumenta a fluidez dos processos, reduz desperdício e promove a eficácia", explica o executivo.

Outro foco da consultoria é garantir a interoperabilidade dos sistemas e equipamentos hospitalares, que normalmente têm diferentes origens e épocas de implantação, e que hoje consiste num dos principias desafios dos gestores da saúde. O serviço oferecido abrange desde implantação de estruturas de governança, como também a definição de padrões, guias de implementação e a própria implantação de uma estrutura dorsal (Enterprise Service Bus) para integrar soluções e sistemas internos das instituições, compartilhar informações nas redes assistenciais e até o desenvolvimento do registro eletrônico de Saúde e do arquivo de exames e informações pessoais do cidadão.

A plataforma ehCOs constrói a solução de negócios para a área de saúde de forma a implementar os sistemas de saúde de forma rápida e confiável, como se fossem peças de um "lego" modular, levando em conta os processos e estratégia da organização, os padrões e normas internacionais. As ferramentas para construir as soluções são baseadas em tecnologia de software Agile, com padrões abertos Open Source e produtos de mercado.

Espanha

Um dos projetos relevantes foi realizado para Concelhia de Saúde da Catalunha, Espanha, que implantou um sistema integrado de informação com o objetivo de auxiliar os gestores municipais na tomada de decisão, amparado numa visão global, no qual foram investidos mais de 1,2 milhão de euros. Ele teve inicio em 2009, prevendo três fases de evolução. A duas primeiras consistiram na definição do modelo futuro do próprio sistema de informação integrado, levando em conta as características analíticas, os diferentes domínios da informação relacionados com a prestação de serviço, às questões relativas à saúde da população, a infraestrutura e a abrangência da gestão territorial e geográfica.

A última fase previu a colaboração executada através de um portal e de um sistema de comunicação para receber as sugestões externas e a integração com o Observatório dos Sistemas de Saúde da Catalunha.  

Como resultado, ele proporcionou a criação de uma base de dados comum, que recolhe os indicadores consensuais trazendo uma harmonização das informações de diferentes procedências, c uma visão cruzada dos indicadores, resultando no conhecimento das dimensões gerais do modelo.

Outro projeto de caráter público foi desenvolvido para a cidade de Madri, com duração de 40 meses, investimento de mais de 3 milhões de euros, 400 centros assistenciais, 12 mil profissionais e atendimento de mais de 6,5 milhões de cidadãos cadastrados no Serviço de Prestação de Cuidados de Saúde Primária.

A everis participou do modelo de gestão de processo de toda a cadeia envolvida, que abrangeu da consultoria até a prestação de serviço de apoio presencial, técnico, funcional, logística dos centros de saúde, sistema de e-learning, além de modelo de gestão de mudança e plano de contingência.

De acordo com o executivo, a Unidade de Implementação de Cuidados da Saúde de Madri foi eleito com um dos projetos de transformação mais ambiciosos desenvolvidos com êxito pela everis health, considerando as múltiplas empresas e equipes envolvidas, por ser um sistema de missão critica com um elevado volume de usuários, grande complexidade funcional e capilaridade dos centros onde os trabalhos tinham de ser desenvolvidos.

Brasil

Na América Latina, a everis já desenvolveu projetos tanto na área pública quanto privada, em diversos países. No Brasil, conduziu o projeto ''Saúde Financeira" para o Hospital Sírio-Libanês, mediante uso da metodologia Lean, que possibilitou diversos pontos de melhorias, tais como diminuição de erros e de glosas de contas, de tarefas de retrabalho, redução de horas, redução de capital de giro e melhor fluidez do processo e melhoria da governabilidade.

Para o Hospital Infantil Sabará realizou um contrato de BPO (Business Process Outsourcing) para manutenção e atualização das tabelas do sistema de informação da central de cadastros da instituição.

A divisão de Health Care da everis (que recentemente foi adquirida pela gigante japonesa NTT Data) conta com experiência e estrutura nos quatro continentes, que valoriza o intercâmbio, a inovação e atualização conhecimento dos profissionais, enfatiza o executivo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.