Microsoft e Yahoo começam a remover links para atender 'direito a ser esquecido' na Europa

0

O Yahoo e o Bing, da Microsoft, começaram a remover resultados de buscas para cumprir a decisão da União Europeia sobre o direito dos usuários de terem informações pessoais questionáveis suprimidas dos mecanismos de buscas.

O chamado "direito a ser esquecido" — que obriga a remoção de links com informações pessoais excessivas ou irrelevantes dos resultados dos mecanismos de busca na internet — foi endossado pelo tribunal superior da Europa em 13 de maio, quando ordenou que o Google retirasse um link para um artigo de jornal publicado há 15 anos sobre a falência de um homem espanhol.

O Bing disponibilizou o seu formulário de pedidos em julho e as remoções já foram realizadas, de acordo com o site Forget.me, que ajuda as pessoas a enviar as solicitações. O site de buscas da Microsoft recebeu 699 pedidos de remoção, feitos através do Forget.me desde o 23 de julho, o que representa um total de 2.362 URLs (endereços da web). "Até agora, 79 pedidos aguardam uma resposta do Bing", explicou a empresa.

O Google foi a primeira empresa a disponibilizar um formulário para pedidos de remoção, e até agora já recebeu mais de 174 mil solicitações que representam mais de 600 mil URLs, removendo 41,5% delas a partir de seus resultados de busca.

"Nós começamos o processamento de solicitações, como resultado da decisão do tribunal e em conformidade com as orientações das autoridades europeias de protecção de dados", disse porta-voz da Microsoft ao site TheNextWeb. "Ainda estamos refinando esse processo, nosso objetivo é encontrar um equilíbrio satisfatório entre os interesses individuais de privacidade e interesse do público de liberdade de expressão", disse a fonte.

Já o porta-voz do Yahoo fez declaração semelhante. "Vamos avaliar cuidadosamente cada pedido, com o objetivo de equilibrar o direito do indivíduo à privacidade com as considerações de direito do público à informação."

Na semana passada, os órgãos reguladores do bloco econômico aprovam um novo conjunto de diretrizes sobre o direito de ser esquecido, exigindo que a norma seja estendida a todos os sites que usam o domínio ".com", como Google.com, que havia ficado de fora da regra atual, a qual exige a remoção de links somente para domínios europeus, como Google.fr ou Google.co.uk. Os reguladores querem que o Google — e, por extensão, seus rivais — apliquem as supressões de links de pesquisa fora da Europa também.

A decisão continua a desencadear um debate acalorado na Europa. Em novembro, o secretário de cultura do Reino Unido Sajid Javid alegou que "juízes não eleitos" haviam criado "censura pela porta dos fundos", sugerindo que criminosos e terroristas estavam fazendo uso da sentença.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.