Cinco empresas concentram as vendas globais de celulares, diz Gartner

0

A Gartner anunciou nesta sexta-feira,1, um estudo sobre o mercado global de smartphones ao longo do terceiro trimestre de 2017. Entre julho e setembro deste ano, foram vendidos 383 milhões de smartphones, sendo que quatro das cinco empresas que mais vendem esses dispositivos no mundo – Samsung, Apple, Huawei e Oppo – nessa ordem (a 5a empresa é a Xiaomi) – tiveram crescimento de mais de 10% no número de aparelhos vendidos.

Com o resultado, essas cinco empresas passam a concentrar ainda mais do mercado de celulares. Desde o mesmo período de 2016, elas já respondem por mais da metade dos smartphones vendidos no mundo. Esses resultados, no entanto, elevam essa porcentagem a 58,4%. A Apple foi a única empresa desse "top 5" que não teve crescimento acima de 10%. Mesmo assim, ela vendeu 5,7% mais iPhones do que no trimestre anterior.

Por região

Na China, as vendas de dispositivos móveis caíram mais de 10% na comparação com o mesmo período de 2016. Em compensação, outros mercados, como América do Norte, Sudeste asiático e Europa ocidental, tiveram crescimentos de mais de 10% cada. Mesmo com essas alterações, a China continua sendo responsável por mais de um quarto das vendas de celulares no mundo.

Segundo a Gartner, o aumento das vendas na América do Norte e na Europa foi motivado pelo lançamento de novos dispositivos top de linha da Samsung, Apple e Huawei. Na China, por outro lado, a demanda por dispositivos mais caros acabou "canibalizando" as vendas de aparelhos mais baratos. Por isso, no final das contas, foram vendidos menos aparelhos.

Expectativas

Dentre as marcas, a que teve maior crescimento ao longo do último ano foi a Xiaomi. Ela venddeu 80% mais celulares no terceiro trimestre de 2017 do que no mesmo período do ano passado. Esse crescimento veio menos da China, onde ela enfrenta a concorrência de Oppo e Huawei, por exemplo, e mais de mercados internacionais, como Índia, Rússia e América Latina.

E a expectativa da Gartner é que a tendência de crescimento nas vendas de celulares continue forte ao longo do próximo trimestre. Isso porque o iPhone X, que foi lançado em novembro, acabou "atrasando" as compras de celulares no ano. O quarto trimestre também concentra datas de compra como a Black Friday e o Natal. Com isso, a empresa estima que cerca de 1,57 bilhão de celulares serão vendidos ao longo de 2017 no total.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.